HERDEIROS DE UM REINO QUE NÃO PODE MUDAR (Hebreus 1 e 12.28)

Pregado em Junho de 1985


Tive dificuldade em aceitar que o mundo girava em torno do sol. O universo nem parecia bola, nem girava. Mas a idade fez-me entender. E a experiência de cada dia fez-me sentir que não somente o universo físico, mas tudo se move sem cessar.

Se tudo se move assim em volta de nós, precisamos algo que seja firme, imóvel, inabalável dentro de nós. É como aquele náufrago que, ao contar do seu salvamento dizia: "Tudo movia ao meu redor até que cheguei à rocha. Então, o senhor não tremeu mais? Eu tremi, mas a rocha não". E é justamente disto que o escritor da carta aos Hebreus nos fala. Vejamos os fatores do reino imutável.


I - DEUS

A carta aos Hebreus começa com Deus. O Deus que falou antigamente por meio de profetas.

1. O Deus que constituía a suprema adoração do profeta quando dizia: "De eternidade em eternidade tu és Deus (Salmo 90.2) e que animava a mensagem do profeta ao dizer: "Eu sou o Senhor, não mudo (Malaquias 3.6).

2. Sim, o escritor fala do Deus imutável em seu amor, misericordioso, graça, juízo. Encontrei pessoas querendo zombar, dizendo: "Bem, no dia do juízo apegar-me-ei aos salvos". Não Senhor, seus planos não mudam são planos eternos.


II - O FILHO

1. O Criador de todas as coisas...herdeiro de tudo...mais excelente do que os anjos.

2. Mais excelente em sua obra redentora...mas excelente na sua obra expiatória. O autor compara os sacrifícios mosaicos com o sacrifício eterno de Cristo... sangue dos bezerros, sangue eterno do Senhor... Sim o Filho não muda (13.8)

3. Não muda porque sua obra é perfeita; não muda porque ele permanece para sempre. Não muda no seu ministério de intercessão.


III - SALVAÇÃO

A salvação é eterna também.

1. Eterna por causa do seu autor.

2. Eterna por causa da sua natureza espiritual.

3. Eterna, portanto: "Como escaparemos nós se não atentarmos para uma tão grande salvação"? (Hebreus 2.3). Não confunda salvação com presunção. Muitos crêem em Jesus como professor. Exemplo: Amigo, Mestre, mas nunca o tiveram revelado neles como único Salvador. Nunca puderam dizer como Paulo: "Miserável homem que sou" (Romanos 7.24).


IV - REINO ETERNO DOS QUE CREEM

1. O capítulo 11 de Hebreus é o capítulo dos heróis da fé. Por causa desta fé em coisas permanentes eles ficaram firmes. Se colocarmos nossa fé em coisas permanentes, nunca seremos abalados. Abraão creu em Deus e isto lhe foi imputado por justiça.

2. Amigos, tendes esta fé? Podeis tê-la hoje.

Se desejar, deixe o seu comentário abaixo:

© 2018 Família David Gomes - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido e customizado por MTV Developer - RJ/Brasil

Créditos e Gratidão