FUNDAMENTOS MISSIONÁRIOS DA BÍBLIA (Efésios 1.3-4)

Deus tinha um propósito missionário ao criar o mundo. Esse propósito é claro na passagem diante de nós. Na escala de Gênesis 1-2 o homem aparece no final das coisas criadas para justificar o “mundo bom” com que o autor encerrou a descrição da criação de Deus.


I – MISSÕES EM MUITAS BÊNÇÃOS

1. Missões na bênção espiritual. Esta é a natureza do Evangelho. A vitória está no reino do espírito e não na fragilidade da carne.

2. Uma bênção plena, “toda sorte de benção”, abundante bênção.

3. Uma bênção baseada (no sentido comum) no céu. Lá está a sua sede.


II MISSÕES COM EXIGÊNCIAS BÁSICAS

1. Baseada no plano e propósito de Deus. “Escolhidos” antes da fundação do mundo, eleitos. Aqui uma pergunta de valor eterno. O plano inclui toda a eternidade para ser completo. A Ciência fala-nos de homens que chegaram às alturas do conhecimento, mas a concepção e experiência de paz só vêm quando ela se liga a Jesus.


2. Escolhidos para serem santos. A idéia básica é a de ser diferente. Santo é diferente, não vai na correnteza do mundo. É diferente, porque é separado, porque é santo. A marca dos cristãos do primeiro século era a sua capacidade de serem diferentes. “Eu vos escolhi” (João 15.16).


3. Irrepreensíveis, imaculados. O animal do culto do Velho Testamento que tivesse mancha era rejeitado para o sacrifício. A palavra amomo, imaculado, significa o desejo de Deus.


III –O PROPÓSITO DE MISSÕES É CRIAR UMA SOCIEDADE DIFERENTE DENTRO DO CONTEXTO DA VIDA


Não rogo que os tire do mundo, mas que os guardes do mal (João 17.15).

Uma escolha dentre os que foram escolhidos. Davi Branaird (1718-1747) jovem norte-americano sentiu que Deus o queria entre os índios. Seus amigos não queriam vê-lo partir. Ele tomou uma tenda e foi para o meio dos índios. Eram maus os índios.

Branaird levou sua tenda até entrar na aldeia. Montou-a e foi orar. Os selvagens tomaram suas flechas e vieram para matá-lo. Esperaram o missionário da tenda. Resolveram olhar por debaixo da lona. Uma enorme serpente venenosa se dirigia para o homem que orava ajoelhado.

A serpente entrou por debaixo daquele homem e o não feriu. Os índios sentiram-se tocados: “aquele homem que dominara a serpente mais feroz é um homem milagroso que vai nos ajudar”.

O homem ficou lá entre os índios. Mais tarde explicou que nada vira, mas que ao sair para o campo sabia a verdade da promessa: “Minha presença irá contigo”.


IV – NOSSO BRASIL E AS MISSÕES DE HOJE

Com uma população superior a 100 milhões(*) o Brasil se coloca entre as nações que mais cresce no mundo. O desafio brasileiro exige consagração de recursos das igrejas.

(*) NR: estimativa à época em que o sermão foi proferido. Não temos a data.

Se desejar, deixe o seu comentário abaixo: