FORTALEZA DE ÁGUIAS NOS COMBATES DO CRISTÃO (Isaías 40.26-31)

O povo escravo na Babilônia clamava por uma palavra de conforto. Deus nos dá nesta passagem a linha de força aos que clamavam. Deus começa por lembrar seu poder criador. Quem criou pode entender a necessidade de quem criara. O exército de Deus é invencível, por que temer?


I – DESAFIO DE DEUS NA FIGURA DE JACÓ E ISRAEL


Quanto de história sagrada por detrás dos dois nomes. Jacó que temia pelo irmão. Jacó que mandou presentes, tentando aplacar a ira do irmão. Jacó na experiência do Vau de Jaboque (Gênesis 32.22). Israel, o vitorioso em Deus pelos caminhos da fé e obediência. Para aqueles que temiam a lembrança de Deus Todo-Poderoso. Todo-Poderoso não é o poder de um exército, mas o poder de Deus (Apocalipse 4)


II – AS MISERICÓRDIAS DE DEUS


1. O incansável Senhor.

2. O Senhor liberal e bom. Comida ao faminto.

3. Dá força ao cansado.

4. Forças multiplicadas.


III – AS LIMITAÇÕES HUMANAS


Jovens que se cansavam, mancebos que caem.

Os que esperam no Senhor, não no Governo, não pela força da corrupção, não pelo poder político. Esperam no Senhor, nada de espera inativa. Esperar significa confiança, fé e ações. O lavrador espera preparando o solo. (ver Salmo 25-3-5).


IV – A GRANDE PROMESSA DE FORÇA

Subir sem cansaço, subir renovados, subir na figura da águia (Êxodo 19.4; Deuteronômio 32.11). Deus dá poder aos que crêem e não se desesperam (Isaias 33.17-24).

Águia. Gregos e Romanos criaram a figura da águia imperial. Potências européias tomaram águia como símbolo. Índios usavam penas de águia como enfeite de gala. Águia, emblema dos Estados Unidos da América do Norte.

Águia, vôo majestoso, penas lindas, vida longa até 100 anos. Visão perfeita. Do mais alto pode localizar um peixe no mar. Ninhos sempre em árvores altas ou em rochas frondosas. Depois de três anos a águia toma forma de compleição. Algumas chegam a 100 anos. A águia é a única ave capaz de fitar o sol e continuar subindo.

Deus nos faz uma promessa: subir até a altura de Deus.

Se desejar, deixe o seu comentário abaixo: