Conhece-te a ti mesmo é o axioma universalmente conhecido, todavia, o homem de hoje e dos tempos passados não se conhece a si mesmo.
I - RAZÕES DA EXORTAÇÃO DE JOÃO
"Olhai por vós mesmos, fugindo à tendência de olha para os outros". Jesus disse em Mateus 7.1-5: "Não julgueis...". É que sua experiência reconhecia a tendência humana de olhar para faltas de outros esquecendo-nos de nossas próprias.
Certa senhora passa a vida a falar de sua vizinha. Alguém veio e lhe disse: Por que a senhora não limpa as janelas? Ela limpou as janelas e disse mais tarde: Interessante, com a limpeza das janelas fez o rosto dos vizinhos mais atraentes. A história é contada daquele homem corcunda que olhava sempre a corcunda de outros.
II - PORQUE OLHAR PARA NÓS EVITA PERDAS CAUSADAS POR OLHARMOS EM OUTROS
Certo homem estava indo de caminho numa estrada tendo um longínquo distrito. Um cavalheiro o convidou para ir a cavalo e ele aceitou. Logo ao início o homem começou a falar de todo mundo que ele conhecia. O cavaleiro parou o animal e disse: Vá a pé, porque esta conversa não me agrada.
Nosso texto diz aqui que o descuido de olharmos para nós mesmos pode causar a perda do que temos ganho. Quantas vezes uma grande possessão é perdida por causa de palavras.
III - PORQUE OLHANDO POR NÓS MESMOS RECEBEMOS INTEIRO GALARDÃO
1. O galardão de conhecer nossas virtudes
2. O galardão de conhecermos nossos defeitos.
3. O galardão de conhecer nossos talentos, nossas possibilidades de mais eficiente trabalho para o Mestre.
4. O galardão de uma consciência satisfeita, de uma vida livre de inimizades, ao mesmo tanto quanto estiver em nós.
IV - PROGRAMA PARA A REUNIÃO DE ORAÇÃO
Recitação do verso para hoje: Filipenses 3.2
"Olhai por vós mesmos...". Convite ao exame próprio.
Comments