ESPERANÇA DOS HOMENS, ESPERANÇA DE DEUS (Jó 8.8-15; 1Timóteo 1.1)

Importante o tema. Em que esperam os homens? Quando o ano se inicia, por exemplo, que esperam os homens? Quais os planos? Quais os fatores que o homem considera como positivos em suas necessidades?


I - ESPERANÇA SEGUNDO OS HOMENS

1. Muito dinheiro. Ai estão as loterias, os carnês, as bancas do jogo do bicho, as arapucas do Jóquei, os cassinos clandestinos, os baralhos marcados... tudo em busca de dinheiro.

2. Melhor educação. As aberrações da mocidade, dizem, serão corrigidas pela educação. Mas alguns dos países onde o índice de educação é menor, ali mais se suicida. Por que ? Os dois estados considerados mais pobres dos Estados Unidos são onde há mais suicídios.

3. Mais diversões. Homens criam suas boates, seus inferninhos, seus passeios noturnos, esperando encontrar nisso felicidade. Quantos perdem a vida na roda de bebedeiras? Homem baleado em Mossró-RN, vindo no avião para Recife. Dois filhos e uma esposa traumatizada e infeliz.

4. Mais religiosidade e menos religião. Alguns que pensam estar seguros por uma religião de lábios. Mas não querem as responsabilidades da religião.

5. Mais negócios. Exportar é a solução. Será?

6. Para muitos, felicidade é ser conhecido da sociedade. Vão em busca dos colunistas sociais. Precisam se tornar conhecidos. São os coqueteis, as festas mundanas...Lenda de Liev Tolstói - 1828-1910: "Homem tinha uma mulher bonita, muito dinheiro e boas obras. Ao morrer, com o dinheiro compraram velas, a mulher bonita levou-o ao cemitério, mas a fé que lhe ajudara nas obras o levou ao céu". Toda esperança do homem é como teia de aranha que um menino pode destruir com uma vassoura.


II - A ESPERANÇA SEGUNDO DEUS, JESUS VOLTARÁ.

Volta espetacular de Cristo a esperança do mundo.

Ai estão muitos sem dinheiro, sem preparo, sem conhecimento da sociedade, mas, que podem proclamar as riquezas do Deus poderoso. Tais homens proclamam a esperança que não falha.

1. A esperança segundo Deus vem de dentro para fora. Não se altera com as condições exteriores. Não se corrompe. Ainda que o homem exterior se corrompa, o interior, contudo se renova de dia em dia.

2 A esperança de Paulo estava firmada em Jesus. Eu sei em quem tenho crido. Não um credo, mas uma pessoa, não uma igreja, mas uma pessoa, não um catecismo, mas uma pessoa.

3. A esperança de Paulo tinha valor eterno. Jesus cristo é o mesmo ontem, hoje e para sempre.

III - FATOS QUE ILUSTRAM AS DUAS ESCOLHAS

1. Jó nos diz que a esperança segundo o homem sem Deus é como teia de aranha Todos vemos teia de aranha. Algumas são até bonitas, bem trançadas., mas qualquer criança pode desfazê-la.Tantos casamentos arruinados. Tantos divórcios por aí. Tanto amor que passou ligeiro. As cadeias estão superlotadas. Tanta gente na estrada do crime. Esperança em teia de aranha. Tanta gente rica, presa a uma cadeira de rodas, inválidas. Esperança em teia de aranha.

2. Concentração em Salvador-Bahia. Homem que marchou à frente ao aceitar Jesus, diz: saí de Brasília sem destino e sem alegria, mas agora encontrei destino e alegria

3. Mulher em Austrália, depois de ouvir a mensagem e de aceitá-la, disse; Perdi meu marido e perdi minha irmã. Vim aqui marcada pelo sofrimento, mas me alegro tendo encontrado Jesus como Salvador.

Se desejar, deixe o seu comentário abaixo: