Pregado na Igreja Batista da Esperança – Centro (RJ). Sermão sem data.
Desejo falar a todos, mas principalmente aos de entre 11 e 16 anos. Falo, portanto, a uma das maiores esperanças da igreja, ao grupo de juniores e intermediários (hoje adolescentes). Esta é a ideia das resoluções basilares. Nesta idade os caracteres mais brilhantes se foram ou se revelam.
Caráter não se faz num dia. Mas se revela cada dia. Há crentes de pouco caráter, em virtude de ter desperdiçado a infância e a mocidade, tendo adquirido hábitos que não são fáceis de deixar.
Vós, meus jovens irmãozinhos e irmãzinhas, sois a esperança desta igreja. Amanhã vossos diáconos terão sido promovidos à glória, o vosso pastor terá passado, vossos pais e mães terão ido. Tereis de tomar os encargos, de suportar com responsabilidades. Procurei um texto e recaí no já conhecido Eclesiastes 12.1. Consideremos sua primeira palavra: Lembra-te.
I – PORQUE HÁ OS QUE NÃO SE LEMBRAM
a) Um empregado de uma grande companhia de eletricidade esqueceu de desligar uma chave elétrica. Matou um companheiros à distância. Certo guarda-chaves esqueceu-se de virar uma das chaves. Outro esqueceu-se de fechar o sinal do trem. Engavetamento, mortes na Estação na Serra da Mantiqueira (MG).
b) O rico não se lembrou, mas foi advertido – (Lucas 16.25). Pedro não se lembrou e, quando o fez, chorou – (Mateus 26.75).
c) - O salmista não se lembrou na mocidade e por isto disse.no salmo 25:7: “Não tem lembres dos meus pecados da mocidade, nem das minhas transgressões. Lembra-te de mim segundo a Tua misericórdia, por causa da tua bondade, ó Senhor.”
II - CONVITES À LEMBRANÇA
a) Do teu criador.
b) De Jesus Cristo - 2Timóteo 2.8.
c) De onde caíste - arrependimento para os meninos também - Apocalipse 2.5; Gênesis 41.9
III - O TEMPO PARA LEMBRANÇA - Hoje!
a) Hoje, quando o inimigo ataca: Sambalat, Tobias, Amonitas, Ashoditas - lembrai-vos do Senhor.
b) Hoje, quando somos meninos e precisamos de quem nos ajude.
c) Hoje, quando ainda não desperdiçamos energia e não perdemos as ilusões da vida.
d) Hoje, quando este ambiente de santidade nos envolve.
Hoje!
Um velho que conhecia o Evangelho há muitos anos, mas só aceitou a Jesus aos 80 anos. Os amigos lhe fizeram uma grande festa. Na hora todos alegres, mas o velho triste, e abatido. Por quê? Perguntaram-lhe. Porque só aceitei o maior bem de minha vida hoje, quando já estou perto do fim. Perdi toda a vida sem Cristo.
Hoje é o tempo para a lembrança que favorece o hoje. "Amanhã pode ser muito tarde". (Cantor Cristão 259)
Commentaires