CONSIDERAÇÕES EM TORNO DAS COISAS PEQUENAS (Zacarias 4.8-14)

Uma das maneiras de dividirmos as coisas é em grandes e pequenas. No mundo espiritual não existem coisas pequenas se quisermos falar estritamente. Por exemplo, não existe mentira pequena ou pecado pequeno. Zacarias clamou: Quem desprezará o dia das coisas pequenas? (4.-10). A ocasião era propícia. Ele estava pregando a construção do novo templo e mesmos os judeus estavam duvidosos de que a mesma fosse levada a cabo. Mas o profeta clamou e o templo foi erguido.

Jesus sabia o valor das coisas pequenas e esta a razão porque, tendo o poder de multiplicar cinco pães em alimento suficiente para cinco mil e mais, ele no entanto mandou que se guardasse o restante. Ele dava valor às coisas pequenas e por isso disse: Quem é fiel no mínimo também é fiel no muito; quem é injusto no máximo também é infiel no mínimo (Lucas 16.10-18). Foi por isso que ele olhou e comentou a oferta a oferta insignificante da viúva pobre e é por isso que ele aceita e nos estimula a continuar fazendo a sua obra.


I - PEQUENAS COISAS E GRANDES REESULTADOS NA VIDA MATERIAL

1. Dr. Gordon, "Qiet Talks on Power, pag. 28": "Uma pequena vila no Colorado-USA; sustentada por um açude no alto do morro, cresceu, cresceu. Um dia faltou água e dois anos depois o povo começou a mudar. Alguém escreveu: "No cano de escoamento, à profundidade de dez polegadas deve haver algo. E um pequeno corpo foi retirado e a tranquilidade voltou.

2. O motor do meu Jeep quebrado há duas semanas privou-me do meu trabalho durante uma semana.

3. Alguém fica surpreso em pensar na riqueza imensa de Nelson Rockfeller (1908-1979). Um dia ele tomou emprestado 1 dime (1 centavo de dólar) de um seu secretário,o qual disse: "Não precisa pagar. Este não é nada". Nada? Não é 1 dime o juro de 1 dólar por dois anos inteiros?

4. Li isto em algum lugar: De uma árvore pode-se tirar um milhão de fósforos; mas com um só deles poder-se-á destruir um milhão de árvores.

5. A penicilina tem sua origem no mofo.


II - PEQUENAS COISAS E GRANDES RESULTADOS NA ESFERA DO CRISTIANISMO

1. Jesus começou seu trabalho no mundo com um de pescadores sem instrução. Era a semente de mostarda, dizia ele. E o que vemos hoje?

2. Como teria começado a maravilhosa obra do Exército da Salvação? Começou numa tenda, onde William Booth (1829-1912) sentiu como se estivesse pregando no inferno, tão alheios estavam os homens de Deus Daí foi para o salão de dança. Dançavam os incrédulos a noite inteira de sábado e no domingo, de madrugada vinha Booth com seus convertidos limpar o salão e preparar para o culto. E hoje? Onde é que no mundo não se encontra o Exercito da Salvação?

3. Mary Slessor (1848-1915) disse certa vez: "Não há nada de pequeno ou trivial, pois Deus pode servir-se de toda ação ou propósito para nos formar o caráter e nos dar vidas santas e úteis que levem a sua graça ao mundo".


III - PEQUENAS COISAS E GRANDES RESULTADOS NUMA SÉRIE DE CONFERÊNCIAS

1. Uma série de Conferências num salão apertado pode sofrer,se os cavalheiros e irmãs da igreja não fizerem todo o possível para dar lugar aos não crentes.

2. Uma série de Conferências pode fracassar, se o irmão não vier ao culto.

3. Uma série de Conferências pode fracassar, se alguém disser: Ora, vou descansar de ser porteiro hoje, pois já fui ontem.

4. Uma série de Conferências pode fracassar, se alguém disser: "Bem,não vou com a cara da irmã ou do irmão fulano.

5. Uma série de Conferência fracassará, a menos que eu diga: "Ela depende de mim, sinto isto".

6. Chegar na hora influenciará na série de Conferências?.

7. Cantar os hinos terá algum valor?

8. Qual o lugar da oração na série de Conferências?

9. O que dizer a respeito das listas de visitas?

10. O que sentimos como nossa responsabilidade a série de Conferências, ou muito do esforço será perdido ou em vão.

Se desejar, deixe o seu comentário abaixo: