CHAMADO E SALVO PARA FRUTIFICAR (João 15)

Que tipo de era é esta que estamos vivendo: É tempo de TER?: É tempo de SER? Parece claro que muitos querem estar em outro lugar que não o seu. Paulo escreveu a Timóteo, o jovem pastor: "grande fonte de lucro é a piedade para o contentamento" 1Timóteo 6.6.

Contentes onde estamos, ainda que descontentes com aquilo que somos. Onde existe vida deve haver crescimento; onde há crescimento deve haver reprodução.


I - FATORES BIOLÓGICOS PARA O CRESCIMENTO.

Leonard Havenhill (1907-1994) evangelista cristão britânico, conta da aplicação de peixes, anda que velhos, na raiz das roseiras velhas, como forma de fazer surgir pelos roseirais. A tentativa deu certo e lindos roseirais apareceram. O britânico afirmou que ácido prússico (Cianureto) resulta em renascimento dos pessegueiros. Não se aplicam meios desse tipo, entretanto, para as videiras.

Dizem mesmo que para a vide dar melhor se abre o sulco por debaixo da raiz e as varas imediatamente tomam o seu curso e as uvas se desenvolvem. Havenhill comenta o fato para lembrar a figura de Cristo em relação ao crescimento do Reino entre nós. A haste e os galhos estão ligados à raiz. O crescimento da árvore que produz frutos resulta do uso de meios e modos.


II - CRESCIMENTO PELA DISCIPLINA DA PROVAÇÃO

José desceu a Dotã (cidade israelita em Samaria). Mais tarde desceu ao fundo do poço; mais tarde desceu à casa de Potifar, mais tarde desceu para a prisão, onde o sofrimento foi tremendo. Foi o treinamento de José e sua preparação para que pudesse se tornar o ramo frutífero.

Quando o Tornado passa - declaram testemunhas - as árvores envelhecidas e sem cuidados especiais são arrancadas, mas as árvores fortes e novas permanecem.

John Bunyan - 1628-1688- (cristão batista), é o grande exemplo. Duas missionárias deram oito anos de suas vidas no alto interior africano, sem que vissem resultados apreciáveis. O Secretário da Missão foi visitá-las e declarou: " Vocês estão cansadas de suas lutas, já fizeram o máximo, mas até agora não viram resultados. Nossa Junta resolveu abrir mão de sua estada aqui, facilitando sua escolha de outro lugar.

As duas missionárias pediram para continuar. Elas choraram ante a certeza de que teriam resultado. Ficaram cinco anos e, mais tarde, viram resultados maravilhosos acontecerem.

Precisamos mirar as reservas infinitas de Deus forte do verdadeiro fruto.

Se desejar, deixe o seu comentário abaixo: