CANAÃ COM PASSAGEM PELA ROTA DO CALVÁRIO (JOSUÉ 1.1-11; 3.7-17)

Umas das primeira obras publicadas pela Escola Bíblica do Ar (EBAR), foi "Meditações do Crepúsculo”. Ali se encontra o testemunho de George Muller: "Houve um dia quando morri inteiramente para mim mesmo. Morreram minhas preferências, meu próprio gosto, opiniões e até mesmo a minha vontade. Naquele dia morri inteiramente para o mundo e desde aquele dia decidi que só procuraria aprovação de Deus para que tudo quanto viesse a fazer. Naquele dia nasci para o trabalho de Deus".


I - JOSUÉ DESAFIADO A TOMAR A OBRA ENCERRADA POR MOISÉS, TENDO EM VISTA COLOCAR O POVO DENTRO DE CANAÃ

Lemos no verso 11: "Passei pelo meio do arraial... depois de três dias passareis este Jordão". Lemos em Oséias 6.2: "Depois de dois dias nos revigorará, e ao terceiro dia nos levantará e viveremos diante dele". Jesus confirma este fato ao dizer: "Como Jonas permaneceu três dias e três noites no seio do monstro do mar, assim será com o Filho do homem" (Mateus 12.40). Morte e ressurreição. O Jordão devia estar cheio, com águas pelas margens.


II - O SIMBOLISMO DO BATISMO CONFIRMA O FATO

Os que foram batizados em Cristo são batizados na sua morte (Romanos 6.3). Jesus só conseguiu retornar à glória pelo caminho da sua morte e ressurreição. O crente sai do Egito do pecado para a Canaã de Deus. À entrada de Canaã os sacerdotes levavam a Arca do Senhor. Eles entraram no mais profundo do Jordão e permaneceram ali.


III - PEDRAS DO SIMBOLISMO DE ETERNA MEMÓRIA

A aventura da fé coloca hoje o pé na verdade. Mas a fé posta em Cristo nos leva a crescer na apropriação do preço da vitória. Doze pedras retiradas do mais profundo do rio.

Em Cristo morremos e nele ressuscitamos.

Em Cristo venceremos nossas lutas e nossas dores.

Com Ele tomaremos assento no céu e ali nos alegraremos pela vitória sobre a dor.


IV - SERVIÇO A CRISTO NA CAMINHADA DECISIVA

Voltemos a trabalhar para Jesus nos cargos que nos foram oferecidos. Cada cargo é obra de Deus.

Se desejar, deixe o seu comentário abaixo: