Sermão pregado em 11.06.1994
Quando se olha a sociedade e se considera os problemas que a cercam, descobre-se uma variedade enorme de desafios: a pobreza, o desemprego, a doença, os lares divididos, as doenças mentais, a velhice, os desajustes sociais, os baixos salários, a falta de moradias, os problemas de comportamento e uma finalidade de outros problemas . A fome se situa dentre todos. Tentaremos hoje a considerar sete fomes atuantes nos dias que correm.
I - A FOME DOS MISTÉRIOS – (Deuteronômio 18.9-14)
A Revista Seleções – (outubro 1978), traz um artigo do que considera problemas paranormais. O autor destaca o que chama irracionalismo pseudo científico. Dentre as idéias consideradas idiotas destaca-se a astrologia, os discos voadores e os horóscopos são chamados bobagens.
II - A FOME DE SABER – (Eclesiastes 12.12)
Por toda a parte o mundo enfrenta uma onda de pessoas que se preparam para os estudos. As universidades estão superlotadas. Existe um interesse de ler, nem sempre com a seleção e cuidado que se fazem necessários.
Revista Time – (06.11.1978) - Revolução na Medicina - Revolução na Odontologia a Laser. Revolução na Agricultura, método de se plantar sem sementes, mas com a massa de algo que se quer propagar. Colheita de morangos abundantes, mas sem sabor.
Retornaram do espaço os astronautas soviéticos que lá estiveram por mais de 120 dias. Lá chegaram em (01.11.1978) com a finalidade de descobrir mistérios do espaço, abrir novos campos de energia procedendo do sol.
III - A FOME DE PRAZER
Hedonismo concepção filosófica que declara ser o prazer a única forma de se determinar o bem. Hoje, o erotismo desenfreado, pregando o sexo acima do respeito e da moral. Doenças a desafiar a própria Ciência; prazer provocado pelo uso de drogas que entorpecem e criam hábito e dependência, levando à loucura e a morte.
IV - FOME DE COMANDO - Poder político
Estamos em plena batalha eleitoral. O maior desejo de um grande número é assumir uma posição de mando. O deputado é líder. Esta fome de mando cria desconfiança, lutas e mortes.
V - FOME DE PROMESSAS MATERIAIS - Centenas de loterias
Este é um tempo quando o materialismo domina. O homem faz tudo e de qualquer forma para conseguir o que é material.
VI - A FOME DE PÃO
Revista Time – (16.10.1978) - 30% da população do mundo ganham menos de dois dólares por mês. Há um bilhão e duzentos milhões com fome. Com todos os progressos da Ciência, com abundância demasiada em cartas aéreas, ainda assim milhões neste mundo não têm o que comer. Alguns pensam que estão alimentados. Iludem-se com o fumo e o álcool.
VII - A FOME DE DEUS
Amós 8.9,10,11 predizia o tempo quando viria uma fome total na terra: a fome da Palavra de Deus. Temos tido exemplos de pessoas que sentiam um desprazer, uma tristeza, mas não podiam atinar que fosse falta de Deus.
Ao comentar a morte do Papa e o que fez para ver o seu corpo inerte, declarou o Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, que ali estava demonstrada a fome de Deus presente no coração dos homens. A vista dessa forme formava-se as filas para contemplar um corpo de um Papa que só foi Papa por 33 dias (João Paulo I).
Novo Conhecimento de Deus - João 6.32-35
Bem-aventurado os que têm fome e sede de justiça - Mateus 5.6
Nunca mais terão fome - Apocalipse 7.16
Ter em abundância - Filipenses 4.12
Comments