top of page

ALÇAPÕES NOS CAMINHOS DA VIDA (Juízes 1.5-7; Eclesiastes 10.8; Salmo 7.15)

Triste as miragens da vida de muitos. Constroem vitórias nos caminhos de outros à custa de outros, enganando-se e sendo enganados. O exame desta manhã serve de advertência e pode ser multiplicado pelas próprias experiências da vida.


Temos em nosso texto um dos reis aprisionados. Não foi o primeiro nem o ultimo dos reis da terra a serem aprisionados, mas este o foi em circunstâncias que ele mesmo reconheceu como sendo resultante do alçapão que fizera para outros.


I - FALSOS ALÇAPÕES NOS CAMINHOS DO LAR

1. O alçapão do ciúme.

2. O alçapão da igreja e o Reino em segundo lugar. Filhos que se desviam, religião que morre; falta culto doméstico.

3. O alçapão do progresso material à custa do que pertence a Deus. Há sempre o perigo de uma conquista, uma construção material com aquilo que pertence a Deus. Não apenas em dinheiro, mas na assistência ao culto, no louvor que negamos a Deus.


Durante o Instituto de Música, quando ouvíamos o quarteto a revelação: "Nada pode dar ao crente o que a igreja lhe dá"... Nada mesmo. Pensei em uns que vivem diante da televisão que não pode dar o que a igreja dá.


II - ALÇAPÕES NAS ESTRADAS DA RELAÇÃO ASSOCIATIVA

1. A vingança é mortal. A história vai ajudar-nos. Bajazeto I – (1389-1403), primeiro dos Sultões Otomanos. Venceu os exércitos cristãos em Nicópolis em 1396, mas foi vencido pelos Mongóis. Tamerlão – (1336-1405) a quem quisera levar em volto numa gaiola de aço, foi por esse aprisionado e levado em volta. Tamerlão foi o conquistador da Mongólia. (Wikipédia)


2. Maxêncio Augustus – (278 d.C- 312d.C), construiu uma ponte para nela destruir Flávio Valério Constantino – (272 d.C - 337 d.C), mas foi derrotado exatamente ali.

1. Alexandre VI, de nome Rodrigo Bórgia – (1431-1503), um dos Papas mais debochados e corruptos, morreu envenenado com o vinho que preparara para matar um adversário.


2. O Cardeal David Beaton – (1494-1546), condenou injustamente George Wishart – (1513-1546), reformador protestante; mas teve encontro com a morte na cama, assassinado, e seu corpo foi lançado pela janela de onde contemplara a morte de Wishart.


3. Carlos IX de França, rei da França - 1550-1574, ensanguentou as ruas de Paris com o sangue dos crentes, mas teve morte igual.


III - OS ALÇAPÕES DA RESISTÊNCIA À VONTADE DE DEUS

1. Falamos aqui dos crentes. Podemos, como crentes, cair em vários alçapões.

2. Falta de tempo para o que é importante.

3. Falta de cuidado com as palavras.

4. Dúvida permitida, sem um combate, sem tréguas.

5. Leitura da Bíblia negligente.


O homem que construiu o Coliseu de Roma, Flávio Vespasiano, (9 d.C - 79 d.C)., onde tantos cristãos morreram, morreu ali também despedaçado pelas feras.


O médico francês Joshep-Ignace Guillotin – (1738-1814), que inventou a guilhotina, foi guilhotinado.


Um jovem encontrado morto pela explosão de uma bomba que fabricara. No seu bolso encontraram um rosário. O rosário devia simbolizar amor, mas para ele materializava o ódio.

Comments


Se desejar, deixe o seu comentário abaixo:
bottom of page