O caos se inicia com aparente rebeldia e termina com solene exortação. O verso 18 marca o inicio de um novo rumo nas meditações de Pedro. Ele havia confessado seu amor a Cristo de modo tríplice. Agora Jesus deixa-o se encontrar com João. O pensamento de Cristo impressionou a Pedro: "Você vai ficar velho e dai em diante não saberá mais como se conduzir. Será conduzido".Era o sinal da morte de Pedro. Pedro sai do seu contexto e pergunta a respeito de João: “Como será em relação a João?” A resposta de Cristo é contundente: "Que você tem com ele? Segue-me você mesmo".
Sua missão é seguir-me. Sua missão não é saber o que vai suceder a seu amigo. Cuide de você mesmo.
I - VOLTEMOS UM POUCO
Pressinto um tipo de rebelião na mente de Pedro. Jesus morreu e foi sepultado. De sua ressurreição se fala, mas do futuro falamos nós. Eu vou pescar... Imediatamente um grupo se associou a Pedro. Foram na pescaria, mas não conseguiram apanhar peixes. Ao voltarem desolados, ouviram de Jesus uma nova ordem: "Voltem e lancem as redes do lado direito do barco"... Eles obedeceram e não conseguiam dominar o volume de peixes. João percebeu que Jesus tinha sido o autor da ordem e do projeto. Pedro e os demais foram convencidos a voltarem à terra.
II - O CUIDADO PERENE DE JESUS
Havia fogueira e peixe assado. Jesus tinha preparado refeição para seus amigos. Jesus tinha trazido pães para os rebeldes. Ao ver o número de comedores, Jesus pediu mais peixes para assá-los.
III - LIÇÕES DO GRANDE TEXTO
1. Somos responsáveis pessoalmente... Segue-me... A chamada é individual e por nomes declarados.
2. A missão do cristão varia. Pedro foi sentenciado a morte. João viveu até a velhice, mas foi preso também. Seu último sermão foi possivelmente o ultimo verso de 1João.
3. Jesus acompanha seu servo.
4. Jesus se dispõe a ajudar os servos. Ele caminha lado a lado com a necessidade do servo.
5. Somos chamados a nova reflexão.
Commentaires