A VITÓRIA ESTUPENDA DE UM CORAÇÃO PREPARADO (Salmo 108)

Salmo composto de fragmentos de dois outros que derivam do Salmo 57.6.13; 7.11 e do Salmo 60.5-12. Possivelmente essa composição tenha sido feita depois da volta da Babilônia. O Salmo fala do preparo e das conquistas. Deus realizou muito, realizará ainda mais.


I – AS ALEGRIAS DO CORAÇÃO PREPARADO

1. Uma versão diz “Preparado”. (Tenho filhos que são alunos, que estudam; que se preparam para o exame). As vitórias espirituais exigem preparo espiritual. Muitos tentam conseguir vitórias espirituais sem preparo espiritual.

2. Mas outra versão diz: “Firme”. O coração preparado precisa estar firme para conseguir realizar a obra e o conselho de Deus. Firme na fé, não vacilando, não mudando de um lado para outro, seguindo qualquer curso de doutrina.

3. Observemos as alegrias de um coração assim preparado: “Cantarei... Renderei graças... Proclamarei entre as nações... Mensagem de comunicação missionária... Para que seus amados sejam livres (v.6).


II – COLUNA MESTRA DA PREPARAÇÃO DO CORAÇÃO


“Deus falou no seu santuário” (v.7). “Deus falou na sua santidade” (outra versão).

1. Tempos de desprezo aos cultos; culto da comunhão fraternal, das orações em comum, da mensagem repartida coletivamente, nada pode ser substituído.

2. O culto santo. Deus fala por meio dele. Há perigo em cultos carnais, que exaltam mais os homens e os seus motivos do que ao Deus do culto.


III – AS POSSIBILIDADES DO CORAÇÃO PREPARADO


“Em Deus faremos proezas”. Porque faremos e não, farei? Porque há uma associação de amor, de interesse, de fé e de serviço.

Ofereci esses versos à minha esposa, quando éramos noivos.

1. Com Deus conseguiremos vitórias na vida pessoal.

2. Com Deus faremos proezas na vida conjugal, do lar, na família.

3. Proezas na vida social, na comunicação, no afeto, nas afeições.

4. Na vida em suas lutas. Não podemos evitar nossas lutas; pelo menos muitas delas podemos vencê-las pela preparação do nosso coração.

Observemos as pontas do Salmo: “Preparado, firme está o meu coração”. “Em Deus faremos proezas”. Uma coisa puxa outra e complementa a outra. Preparado no caminho da provação.

Se desejar, deixe o seu comentário abaixo: