A VIDA CRISTÃ EM PLANO SUPERIOR
- Pastor David Gomes
- 12 de out. de 2020
- 2 min de leitura
Vamos começar realmente um estudo. Estudo se faz com livro na mão. Em nosso caso o livro é a Bíblia.
Baseamos o estudo em um livro de Ruth Paxson, publicado pelo Instituto Moody e que tem tido uma divulgação ampla em todo o mundo.
Ao iniciar o estudo, faço-o no desejo de que Deus mesmo se utilize do que for dito para sua honra e glória.
I - TRÊS PLANOS DA VIDA HUMANA
1. Não precisamos de livro para saber que existem pessoas "sem esperança e sem Deus no mundo". Esses que são em maior número estão aí à nossa espera. Delas, diz-nos a Bíblia, umas tantas coisas muito tristes.
2. Não conhecem a Deus (Gálatas 4.8)
3. Não agradecem a Deus (Romanos 1.21)
4. Não pensam nem desejam a Deus (Romanos 3.11)
5. Não amam, não crêem e não temem a Deus (1João 4.3; João 4.18; Romanos 3.18)
6. Eles não conhecem a verdade de Deus (2Tm 3.8)
7. São inimigos de Deus (Romanos 5.10)
O plano da vida humana é material. O homem nasce em pecado ou indiferente ao pecado e as coisas são como elas são, eis tudo.
O segundo grupo é dos homens espirituais. Duas passagens sobressaem logo de início. 1Coríntios 2.15; Gálatas 6.1. O homem espiritual é aquele que aceitou a Cristo, submeteu-se a Cristo e apropriou-se dEle. Um tal homem vive em companhia de Deus. Vive na fé. Vive alegre no Senhor. Trabalhando para Deus e não para si mesmo.
Em terceiro lugar, temos o homem carnal (1Coríntios 3.1-4). O homem carnal aqui descrito era membro da Igreja de Corinto. Era crente, mas era carnal. Não possuía o Espírito na sua plenitude.
O homem carnal é crente porque aceitou a Cristo e foi perdoado, mas não se rendeu a Cristo. Mudou o coração, mas não mudou o coração, mas a cabeça, a mente não mudou ainda.
O homem carnal preocupa-se com o mundo e as coisas do mundo (Tiago 4.4). O homem carnal é cheio de dissensões (1Coríntios 1.10). O homem carnal é como menino, que não desenvolveu, bebe leite porque não pode receber outra coisa. O homem carnal é cheio de ciúmes, invejas, etc. (Gálatas 5.19-21).
Olhemos para nós mesmos no dia de hoje. Procuremos descobrir a mente de Deus.
Comments