A MULHER E O DRAGÃO (Apocalipse 12)

Sermão pregado em 12.08.1973


Diante de nós uma passagem das mais difíceis. Quem é a mulher descrita aqui?

1. É a mãe do Messias que muitos identificariam como sendo Maria. Mas a leitura do restante da narrativa não dá a conclusão certa com referência a Maria.

2. Uma segunda possibilidade foi escolhida por Deus a retirada do seio dos demais povos. Isaias 54.5 a chama de esposa de Jeová. O mesmo declaram os profetas Jeremias e Oséias.

3. Uma terceira teoria declara que a mulher é a igreja, Quando nós lemos que os crentes são filhos de Deus e irmãos de Jesus Cristo (Romanos 8.16-17), aprendemos que a função da igreja como tal é gerar filhos de Deus, num sentido Messias de Deus, enviados à propagação do Evangelho. Jesus Cristo saiu da nação escolhida, da linhagem de Israel. Ali estão os escolhidos de Deus de antes do nascimento do seu Filho. Depois do nascimento os fiéis congregados pela igreja, sua noiva na terra.


I - OS GRANDES INIMIGOS DE CRISTO

O Dragão - capítulo 12.

As Bestas - capítulo 13.

A grande cidade prostituta - capítulo 17.

Os capítulos 18-20 mostram a batalha e completa vitória de Cristo sobre todos os seus inimigos.

Fixemos hoje o grande inimigo Satanás. Não é Satanás o inimigo de cada crente recém-convertido? Não é ele que põe dúvidas nos corações dos homens? Seus chifres são seus poderes. As sete cabeças referem-se aos imperadores pagãos do Império Romano. que deram poder ao inimigo . De Augusto a Tito: Os dez chifres para incluir Galba, Oto e Vitelio, sem maiores projeções.


II - A VITÓRIA DO FILHO SOBRE O DRAGÃO


Notemos que logo depois de nascido o Filho, o dragão investe contra ele, mas é vencido. Salmo 2.8 e Filipenses 2.9. A igreja escapa do dragão. Há crise de perseguição. A Igreja Primitiva teve essas crises e desde então todas as igrejas .


A IGREJA E A VITÓRIA


A igreja é vestida de sol, símbolo da luz do mundo. A lua sob seus pés, sinais das mudanças do mundo. Ela reflete o brilho do sol da justiça (Malaquias 4), que é a própria figura de Jesus.

Em Cantares 6.10 a figura da igreja. A igreja representada numa mulher nos lembra a sua fragilidade, a sua beleza, a sua capacidade de gerar filhos para o Reino de Deus.

O local da batalha: o céu quando da expulsão de Satanás. Cada vez que a igreja apresenta a verdade de Deus e contempla os homens a que Deus se convertem, Satanás é derrotado.

Se desejar, deixe o seu comentário abaixo:

© 2018 Família David Gomes - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido e customizado por MTV Developer - RJ/Brasil

Créditos e Gratidão