Sermão proferido em 01.03.1970
Surgiu uma nova Ciência. A futurologia.
Já temos comissão do ano dois mil planejando para aquela época. A futurologia, os horóscopos estão na ordem do dia em todas as mesas. O homem quer saber o que vai acontecer amanhã.
I - NOSSA ÉPOCA EM FUTUROLOGIA
1. Tubos em vácuo para dispensar elevador. Anula-se a força da gravidade.
2. Tubos de ensaio para produzir filhos.
3. Vida interplanetária com estação de turismo na lua.
4. Agricultura revolucionária. Planta-se e aquece-se a terra por baixo para a produção. Irriga-se, substituindo a chuva. Sementes em fita gemada, a máquina abre e sulca e cobre a fita. Máquina para colher tomates, para colher e empacotar alface.
5. Milagres das comunicações.
II - O HOMEM DE HOJE E DO FUTURO
1. Erich Fromm (1900-1980), filósofo contemporâneo. Jamais o homem conseguiu realizar mais das suas esperanças mais queridas. A revolução científica impressiona, mas olhando para si mesmo, terá ele conseguido sua realização pessoal? Terá aprendido a amar o seu semelhante, a falar sempre a verdade, de fraternidade, de alegria?
2. A.B.Langston (1878-1965) em seu livro "Deus e os Problemas Modernos" apresenta o testemunho de duas autoridades, assegurando que a civilização atual tem a humanidade sobre um vulcão.
3. Ouve-se do bem, da honestidade, mas poucos se aventuram a perder o que consideram como sendo um bom negócio.
4. Estamos na era da ansiedade... faces ansiosas diante de um sinal de trânsito.
III - A MELHOR ESCOLHA DA FUTUROLOGIA
1. Tomei o exemplo de Paulo. Não foi ele o único interessado no futuro. Pedro perguntou a respeito de João: "E deste, que será"? (João 21.21). Os discípulos perguntaram: Restaurarás tu neste tempo o Reino de Israel? (Atos 1.6)
2. Paulo era culto, mas inimigo dos crentes. Na estrada de Damasco teve seu encontro com Jesus. Fez a escolha de segui-lo.
3. Paulo declarou: "Eu sei quem tenho crido".
Quando às portas da morte, dizia: "Combati o bom combate, cabei a carreira e guardei a fé" (2Timóteo 7.8). Paz perfeita, integridade, satisfação.
Comments