A IGREJA COMO UM CORPO (1Coríntios 12)
- Pastor David Gomes
- 7 de abr.
- 2 min de leitura
Sermão pregado na Igreja Batista da Esperança – Centro do Rio de Janeiro, em 25.05.1972.
Vimos na mensagem anterior algo sobre a igreja de Jesus, como sendo um edifício. Cada crente deve anelar chegar a ser uma das vigas mestras desse edifício, parte do fundamento, ao lado do Senhor.
Consideremos, hoje, um tema ainda mais palpitante, qual seja a igreja como um corpo, isto é, um organismo vivo. Jesus declara: "Eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância" (João 10.10).
I - CORPO HUMANO MARAVILHA DE DEUS
A formação do nosso corpo é maravilhosa. Temos 207 ossos, todos eles necessários à perfeita armação do corpo humano.
A Anatomia estuda esses ossos na sua localização e função dentro do nosso corpo.
a) Osteologia, que estuda dos ossos.
b) Miologia ou Miografia, que estuda os músculos.
Neurologia, que estuda os nervos e uma infinidade de outros estudos.
3. O funcionamento do corpo é controlado, controlado cientificamente. Quando um órgão adoece vamos tratá-lo. Chamamos o órgão enfermo de caso patológico. O órgão patológico pode ser tratado e pode ser extirpado. O cirurgião que vai tratar submete-se a muitos estudos, por exemplo, biópsia que é exame de material.
4. Sistema Nervoso do corpo.
a) Sistema ciático.
b) Sistema muscular.
Quando estudamos tais coisas damos graças a Deus por Andreas Vesalius (1514-1564), gênio Belga que deu início às declarações para estudo.
II - A IGREJA COMO UM CORPO
1. Qual dos ossos seremos nós? Frontal? Occipital? Em plena a cabeça? Qual dos sete pares de costela seremos nós? Seremos uma das sete vértebras do pescoço?
2. O certo é que a saúde do corpo vem pelo funcionamento harmônico de todos os seus componentes em todos os seus sistemas, quer muscular; quer nervoso; quer ciático.
3. Como corpo a igreja é o outro lado de Cristo. É parte do Reino que ele veio inaugurar. Olhando-a assim, ela é sempre rica, sempre bela, sempre vitoriosa.
4. Cada seguidor de Cristo, como entrante do seu corpo recebe uma incumbência especial. Uma cruz para levar. Essa cruz é privilégio. A cruz que me deu Jesus Cristo pesa menos que o amor.
Todos precisam funcionar, todos são necessários. Não me perguntem “por quem os sinos dobram”; porque os sinos dobram por ti. (*) Quando alguém se enriquece o corpo da igreja se enriquece; nossas alegrias são mútuas; nossas tristezas são repartidas.
III - A IGREJA CORPO HIERARQUICAMENTE ORGANIZADO
1. Apóstolos; Profetas; Adoradores.
2. Governantes; Comandantes do navio que o conduz em meio aos abrolhos até a vitória total, sem danificá-lo.
A igreja não é um em cada um. A igreja somos todos.
(*)A frase do poema do inglês John Donne, escrito em 1624. A frase foi também usada, anos mais tarde, no romance de Ernest Hemingway “Por quem os sinos dobram – 1940)
コメント