Vamos estudar um dos mais discutidos profetas. Quanto ao primeiro capítulo, todos concordam. O segundo tem opinião dividida. O terceiro mais aceito como obra de outro autor. O mais recente manuscrito não traz o terceiro capítulo. Muitos acham que o terceiro capítulo é um Salmo de fé da nação israelita. Mas a primeira parte é a que traz o maior número dificuldades.
I - AS DÚVIDAS DO PROFETA (1.1-4; 12.13)
1. Toda a visão de Habacuque foi recebida como um fardo, uma preocupação. É o que cada professor, cada pastor, cada servo de Deus deve sentir.
2. Os problemas de Habacuque: a) Por que não me ouves? Falo sobre violência que vejo e não me respondes. b) Por que tanta violência e injustiça sem que te preocupes? c) Qual o valor da lei? Da Torah?
3. Os versos 12 e 13 apresentam as razões da dúvida do profeta. O caráter de Deus. Como pode um Deus que é puro e justo ignorar o mal? Os versos 5 a 11 dão-nos as respostas de Deus: "Olhai em redor e vede os pagãos, contemplai os caldeus e lembre que eles serão usados para trazer paz a terra.
4. Habacuque continua com os problemas (versos 12 e 13). Como é possível se usar um povo pior para punir o melhor? A dúvida continua. Notar que Habacuque usa vários dos títulos divinos como que para mostrar a intensidade da sua súplica.
II - A RESPOSTA DE DEUS AO PROFETA (2.1-4).
1. O profeta prepara para esperar a resposta. Este fato mostra a prudência, paciência, constância e determinação de saber a resposta de Deus (2.1).
2. Versos 2-3, Deus dá a resposta ao profeta e manda que ele se prepare para escrevê-la. Os problemas do profeta não serão resolvidos de vez e jamais serão resolvidos. Notar o verso 14, a chave para a solução de todos os problemas. Quanto a isto se realizar, ai daqueles que praticam o mal.
3. A atitude que o crente deveria tomar durante o período da opressão seria: "O justo pela sua fé (fidelidade) viverá (confiança, conduta). Consciência tranquila farão com que justo viva sob qualquer circunstância, sem se queixar. Não a fé exterior, a fé dos congressos e das procissões, mas a fé que descansa e confia em Deus. Este um dos versos básicos na epístola aos Romanos para descrever a justificação pela fé. Um ministro deve viver pela fé. Assim cada crente. Todavia, chegamos a tal ponto na doutrina da crença em Deus que precisamos hoje dizer que tal instituição é de fé, como se outras não o fossem.
III - CÂNTICOS DE VITÓRIA DO PROFETA (3.17-19)
Os versos 17 a 19 são simplesmente uma declaração poética da fé do profeta. É a fé que não vacila quando as dificuldades materiais se levantam. É uma fé duradoura. É a fé que enfrenta as montanhas e não se abala e nem se abate. Comparar este cântico de vitória com o cântico de vitória do Novo Testamento em Romanos 8.
IV - LIÇÕES PRÁTICAS DESTE ESTUDO
1. Há lugar para a dúvida na religião cristã? Que dizer do dogma, então? João Batista, Tomé. Resposta: Fatos.
2. Trouxe algum benefício a dúvida de Habacuque? Sua alma criou uma nova concepção da justiça e do poder de Deus (conforme Salmo 73).
3. Grande pode da fé. Jesus exaltou esta fé. Ele não pediu que os discípulos saíssem do mundo, mas que fossem guardados do mal.