A ESPERA DO MESSIAS (João 4)

Existe um misto de alegria, ansiedade e prazer na espera. É o que chamaríamos de "Psicologia da Espera". O namorado espera pela namorada e a jovem espera pelo bem amado. A esposa espera pelo esposo e que de preparativo nessa espera. Entre os judeus havia espera ansiosa pelo Messias Libertador. Ele seria aquele que havia de libertar o povo de seus temores e por libertá-los de seus opressores. Neste capítulo temos ,o exemplo de uma que esperava o Messias. Quando o Messias vier, era sua declaração...


I - CARACTERÍSTICAS DA ATITUDE DESTA QUE ESPERAVA O MESSIAS


1. Era insensível ao bom trato. "Como pedes de beber a mim"... Não tinha senso de polidez.

2. Não tinha concepção de uma moral boa. Era imoral em suas relações. Vivia amasiada.

3. Abrigava ódio em seu coração. Todavia, apesar de atitudes tão tristes no seu caráter, aquela mulher esperava o Messias.


II - REVELAÇÃO DO MESSIAS E O INÍCIO DE TRANSFORMAÇÃO


1. Sem que ela o esperasse, Jesus se revelou a ela assim como hoje se revela a muitos que não o esperam.

2. A mulher deixou o seu cântaro. Teria sido um fracasso a sua vinda ao poço aquela hora? Por que suportou uma canícula tão tremenda?

3. A mulher deixou o cântaro. O cântaro é o símbolo do seu pecado, dos seus maus desejos, do seu ódio, do seu coração perverso.


Há muitos que não sentem a alegria do Cristo por que não se despem daquilo que arruína suas vidas. Para a mulher, as diferenças de culto e formas de adoração, as lutas tradicionais e tudo mais, nada disto importava desde que encontrara o Messias. Agora ela se tornara uma brasa viva e falava a favor daquele que lhe dissera todas as coisas.


III - A OBRA DO MESSIAS ENTRE AQUELE POVO


A obra do Messias entre aquele povo pode ser a sua obra entre vós também. O que Cristo fez por aquele povo poderá fazer por qualquer pessoa.

1. Jesus mudou seu ponto de interesse. Deixou o cântaro que não era mais o seu principal interesse.

2. Esqueceu tudo aquilo que até então era primário, tornando-o secundário.

3. Criou uma nova atitude para com aquele que até então era simples judeu.

Há homens que são neutros em relação ao Evangelho porque não o provam e não o conhecem. Há homens que professam ser crentes, mas que nunca deram provas de arrependimento.

Moça em São Paulo que vivia em casa de pastor, sendo filha e sendo respeitada por todos, mas que confessou no Congresso de Curitiba que estava vivendo uma farsa. Sua nova atitude de respeito a Deus e submissão três dias depois. Quando a pessoa quer fazer a vontade de Deus ele se compadece e faz o resto.

4. Plantou dentro daquele povo o anseio pela sua companhia. Fica conosco. O povo pediu e Jesus atendeu. Jesus ficou com eles. Jesus concedeu-lhes a sua graça maravilhosa.

O que Jesus fez por aquele povo poderá fazer por vós neste dia.

Se desejar, deixe o seu comentário abaixo: