top of page

A BELEZA DE DEUS EXIBIDA NA VIDA DE UM JOVEM QUE O BUSCOU (2Crônicas 34.3)

Sermão pregado na Pastor David Gomes - Igreja Batista da Esperança (RJ) em 04.05.1980

 

Na Galeria Nacional de Artes na cidade de Londres existe uma tela que apresenta o homem e a mulher ideal. Um pregador ilustre, Amzi Clarence Dixon – (1854-1925) ao contemplar aquelas duas raridades declarou: “ É mais maravilhoso ser um homem no sentido real da palavra do que ser um rei; é mais importante ser uma mulher verdadeira do que uma rainha de grande império.”

Josias é o exemplo de um jovem que merece, ao início do mês do lar, toda a nossa apreciação.

I - JOSIAS O MOÇO QUE VENCE A SEUS PRÓPRIOS OBSTÁCULOS

1. O pai de Josias se chamava Amon; seu avô era Manassés, o homem que abandonou a Deus e serviu ao inimigo por grande parte de sua vida, arrependendo-se em tempo. Amon, pai de Josias, seguiu todos os caminhos errados e iníquos, mas Josias não lhe seguiu o exemplo.

 

2. Josias começou a reinar aos 8 anos de idade. Talvez houvesse uma regência no governo. Oito anos depois de começar o trabalho, Josias teve uma grande experiência com Deus. Aos 16 anos Josias buscou a Deus de todo o coração. Josias sentiu necessidade de Deus. “Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade” (Eclesiastes 12.1-3).

Abençoado o menino ou menina que aceita a Jesus na tenra idade. É uma vida que será usada por Deus na sua inteireza. Aos 16 anos Josias se lembrou de limpar a terra da idolatria; aos16 anos ele resolveu cuidar dos ossos dos sacerdotes que haviam morrido, purificando Jerusalém e Judá - 34.5.


II - AOS VINTE E SEIS ANOS REPARA O TEMPLO DO SENHOR

A terra já tinha sido purificada. A idolatria estava sob controle. Agora era a vez do templo que precisava reparo. Josias tinha adquirido tal confiança do povo que dinheiro não lhe faltava para as obras. O povo contribuía e os operários eram fiéis. Um rei sábio edifica uma nação sábia.

O livro de Deus é achado no velho templo. Josias descobre que, não obstante seus esforços, era necessária uma atitude nova para com Deus.

Ele sentia necessidade de melhorar sua vida e suas atitudes.

 

III - JOSIAS E SUA CONSAGRAÇÃO MAIOR E TOTAL

1. Renova sua aliança para com Deus - verso 29-31.

2. Celebra a Páscoa do Senhor. Ele medita nos livramentos de Deus.

3. O rei do coração enternecido. O rei que avalia sua vida e sua experiência cristã; o homem que chora pelos erros e pecados. O rei que se torna mais útil ainda ao Deus de sua vida. Ao contrário de Josias, William Beckford – (1760-1844), desejava construir um lugar para luxúria e prazer que chamaria “templo do prazer”. Os planos não deram certo e ele desesperou-se.

William Pitt – (1759-1806) adquiriu educação além dos seus conterrâneos, mas teve seus dias finais em tristeza. Presidente William Henry Harrison, dos Estados Unidos, recusou aceitar um brinde com bebida alcoólica: “Pertenço a um grupo de 17 que receberam diploma no mesmo tempo, mas todos os 16 companheiros todos morreram como vítimas do alcoolismo”.

Josias terminou sua vida no auge da vitória para Deus.

Comments


Se desejar, deixe o seu comentário abaixo:
bottom of page