OS ESSENCIAIS DO CRESCIMENTO CRISTÃO (Efésios 4)

Em 16.08.1979

O capítulo 4 de Efésios fala-nos de sete unidades: Um corpo, um espírito, uma chamada, um Senhor, uma fé, um batismo, um Deus. Cada uma dessas unidades merece um estudo à parte. Lembremos que é pelo Espírito Santo no coração do fiel que a unidade com o Pai com o Filho e com a igreja é mantida. Jesus Cristo é chamado Senhor porque no superlativo do cristão a validade de Cristo só será válida se for a de Senhor. A fé cristã tem inicio em sua ação no homem, pelo chamado novo nascimento. O novo crente é um bebê espiritual. Nasceu de novo. O bebê tem tudo do homem, mas precisa desenvolver o que tem. De modo igual o crente. É necessário maturidade.

UMA TEOLOGIA DO CRESCIMENTO 1. Paulo escreve aos crentes em Corinto e declara que eles eram crianças espirituais. Somente podiam tomar leite e não carne. 2. João declara na sua primeira epístola (1João 3): Filhinhos, eu vos escrevi porque conheceis o Pai... No mesmo verso ele acrescenta: Jovens, eu vos escrevi porque sois fortes e tendes vencido o maligno. Observemos que os filhinhos não permaneceram filhinhos para sempre. Eles cresceram, tornaram-se fortes e vencedores do maligno. 3. Paulo tem outra lei do crescimento: É Deus quem dá o crescimento (1Coríntios 3), mas é Paulo quem planta e Apolo quem rega. 4. Frederick B. Meyer (1847-1929) escreveu: "A vida é como uma alta escada e à proporção que a galgo, pela fé, Deus vai me revelando coisas maiores e mais profundas.”

AS METAS DO CRESCIMENTO CRISTÃO

1. Aperfeiçoamento dos santos. Stanley Jones (1884-1973) declara que uma das maiores dificuldades dos hindus é que colocam a conquista material por cima das outras conquistas. Adquira coisas... adquira honra... seja honesto. O homem que é desafiado a crescer além das suas forças precisa se lançar nas mãos de Deus e na sua graça. Alguém disse que quando um homem cai, ele é lançado sobre seus joelhos. O alvo do cristão é dado por Cristo: "Tudo quanto quereis que os homens vos façam, fazei vós também" (Mateus 7.12). 2. Estatura da plenitude de Cristo (Efésios 4.13). Pessoas interessadas em aparência (cosméticos, loções, gordura, pele). Outros são interessados em cultura (boa leitura, poesia, história...). "Sede vós perfeitos como é perfeito o vosso Pai que está nos céus" (Mateus 5.48). 3. Firmeza de doutrina: "Cri e por isto falei" (Mateus 4.14). 4. Bondade cristã: Cada parte cumprindo o seu papel. Cada um cumprindo o seu papel em amor. Capacidade de confessar as faltas e corrigi-las. Capacidade de ouvir e compreender. Capacidade de perdoar e esquecer. Capacidade de servir sem reclamar e sem esperar pela recompensa.

Se desejar, deixe o seu comentário abaixo:

© 2018 Família David Gomes - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido e customizado por MTV Developer - RJ/Brasil

Créditos e Gratidão