top of page

A CABEÇA E O CORPO DA IGREJA (Efésios 4.15-16)

Em um estudo sobre a Igreja Cristã nos primeiros séculos, Samuel Laeuchil (Outubro 1924) declara que seis palavras eram muito usadas naqueles primeiros tempos pelos chamados "Pais da Igreja". A igreja era a Mãe e a Arca, o Corpo e a Noiva e ainda a Pomba. A igreja, dizia Cipriano, é composta de Raios de Luz, oriundos da mesma fonte. Como Arca, ela leva salvação a todos os povos. Como Mãe, alimenta seus filhos. Como Noiva, se constitui na alegria do noivo e pela pureza e é também a Pomba da paz.

Hoje, o termo corpo para designar a Igreja toma forma muito interessante. Não comentaremos agora, mas quero que guardemos diante de nós o próprio texto de Efésios 4, destacando a cabeça e o corpo, na descrição da igreja.

I - A CABEÇA - CRISTO 1. A igreja está ligada a uma pessoa: Cristo 2. Cabeça é formada pelo crânio ósseo. Dentro do crânio temos o cérebro, que é parte vital do sistema nervoso. Pela medula a cabeça se liga a todo o corpo, partindo do cérebro. Na cabeça estão os sentidos: Olhos, ouvidos, paladar e olfato. 3. Todas as decisões partem, portanto, da cabeça, cujo cérebro se constitui em si mesmo um mistério, uma maravilha extraordinária. Cristo é a cabeça da igreja. Todas as ordens partem dele para o corpo funcionar bem. 4. A cabeça é essencial à vida. 5. O crescimento vem pela cabeça. 6. A unidade parte da cabeça.

II - A INTERLIGAÇÃO DAS JUNTAS

1. Todas as funções do corpo visam o bem do corpo. Quando os pés, as pernas, os braços, os pulmões, o coração cada um cumpre a sua função, existe o que chamamos saúde. 2. Os órgãos crescem na mesma proporção. O câncer mortal é definido como uma célula que resolveu crescer a seu próprio modo, sem obedecer o sentido exato do seu lugar. E esta célula arruína todo o corpo. 3. As juntas auxiliam e cooperam. Duas palavras eminentemente necessárias a nós: Auxiliar. União Feminina Batista do Brasil auxiliar à Convenção Batista Brasileira. Cooperar. Cada um dando de si mesmo e recebendo ao mesmo tempo, estabelecendo a unidade e perfeição. Damos do nosso tempo, da nossa inteligência, do nosso dinheiro, das nossas orações e formamos a unidade bela e feliz do corpo de Cristo, a igreja.

III - A ARGAMASSA DO AMOR NA CONSTRUÇÃO DO CORPO 1. Cristo deu o exemplo supremo: "Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela", quando a igreja estava ainda no seu início, fraca e necessitada. 2. O amor cria a atmosfera de conserto no trabalho da igreja. 3. O amor levanta um interesse mútuo de participação em um fim comum. 4. O amor se transforma em material de construção. 5. Amor - presença; Amor - serviço; Amor - sustento; Amor - vida.

CABEÇA - Parte mais elevada do corpo, mais sensível, mais visível, mais importante. Vivemos sem pés ou mãos, nunca sem cabeça. Testemunho de uma crente batizada na Inglaterra, sem pernas, mas mergulhada dentro da sua própria cadeira de rodas.

Se desejar, deixe o seu comentário abaixo:
bottom of page