(Sermão Pregado em- 26.4.1970 na Igreja Batista da Esperança)
Esta é a história de um homem fugitivo. Perseguido e sofredor. Jacó deita na terra dura e toma uma pedra por travesseiro. Ali ele teve sua grande experiência.
I - A MAIS LONGA DE TODAS AS ESCADAS 1. Ligava o céu à terra. Partindo da terra a pessoa chegaria até o céu, seguindo pela escada. Mas seria impossível chegar lá. A falta da gravidade, os percalços do caminho, sabemos agora, tornaria impossível a chegada. 2. Todavia, aquela escada, realmente levou Jacó até a presença de Deus e ele descobriu que precisava construir uma igreja, que precisava pagar o dízimo e muita outra coisa. 3. Esta escada retrata a pessoa de Jesus. Em João capítulo 1 lemos a conversa de Jesus com Natanael. Leia-se também em João 3. Ninguém subiu ao céu.
II - AS DIVERSAS FUNÇÕES DE UMA ESCADA 1. Vamos do mais baixo ao mais alto. Podemos tomar um objeto de baixo e levar mais para cima. 2. Espiritualmente falando, podemos nos valer da oração e da comunhão com Deus para a solução dos nossos problemas. 3. Pela escada podemos conseguir descer suprimento do céu para nossos corações aflitos. 4. Deus falou duas vezes do alto para apresentar o seu Filho. "Este é meu filho amado"... Sim, Jesus é o amado de Deus. Do alto Deus declarou: A ele ouvi... O profeta se foi e somente Jesus ficou.
III - ESCADAS PERIGOSAS Há escadas feitas por homens que são perigosas. 1. Escada do tradicionalismo. 2. Escada do formalismo. 3. Escada da incredulidade. 4. Escada da credulidade. 5. Escada do amor ao pecado. Jacó deitou com sua alma atribulada, levantou-se com uma sadia disposição de viver com uma nova concepção de Deus e da sua obra. Tenho visto milhares de Jacós que sobem pela escada da salvação em Cristo. Que pensais de Cristo? Para o arquiteto - A pedra da esquina. Para o astrônomo - Sol de justiça. Para o padeiro - Pão da vida. Para o médico - O maior de todos. Para o professor - O professor de todos. Para o jornalista - Aquele que trouxe boas notícias. Para o servo - Ele é o bom Senhor. Para o estudante - Verdade encarnada. Para o teólogo - O autor e consumador da fé. Para o construtor - A mais firme das fundações. Para o pregador - A Palavra de Deus para o banquete da vida. Para o biólogo - A vida. Para o operário cansado - O verdadeiro descanso. Para todos os homens, de todos os lugares: "O cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo".