top of page

CARACTERISTICAS DA FÉ VERDADEIRA (Romanos 3)

(Sermão Proferido em 05.09.1954)

De quando em quando lemos ou ouvimos esta expressão: "Fé cristã". Quando se aglomera num estádio para uma cerimônia religiosa, então se fala em demonstração de fé cristã. Mas isto não é fé cristã. A fé cristã é a arma que valoriza e alegra a vida. Moody dizia sempre: "Quando estiveres no vale, mas cheio de fé, o caminho parecerá fácil; se estiveres na montanha com um coração incrédulo, tudo parecerá difícil". Quando os espias foram enviados a ver a Terra de Canaã, voltaram tristes e vencidos, mas dois deles não. Dez viram nos habitantes do lugar verdadeiro gigantes, mas os dois que olharam para Deus, sentiram sua grandeza e se dispuseram a conquistar a terra. A dúvida pode construir pelas sugestões que tráz, mas não constroi para a eternidade, a menos que a fé a suplante em tempo. Na Bíblia lemos a história de Zaqueu, o homem que adorava o dinheiro, mas quando a fé penetrou em seu coração, ele passou a adorar a Jesus. Assim se dá com aqueles que adoram a glória humana, a fama, a posição social. "O justo pela fé viverá" (Hebreus 10.38). Caracterizamos a fé que o Novo Testamento exalta: Todos estão perdidos, ninguém é justificado por obras.

I - É DÁDIVA DIVINA 1. Não se fabrica fé como se fabrica dinheiro ou um objeto qualquer. Um homem não tem fé por submeter-se a uma cerimônia religiosa por mais piedosa que seja. Um homem não compra a fé, mas recebe-a. Um Papa de Roma pode dar indulgência no papel, mas não no céu. 2. Ninguém adquire fé por herança. Não há testamentos legando fé a alguém (Romanos 3.24). 3. A fé é dom de Deus, diz o Apóstolo Paulo. Não de obras, para que ninguém se glorie (Efésios 2.9). Quando Jesus falou à samaritana, disse-lhe: "Se tu conheceras o dom de Deus... tu lhe pedirias água e ele lhe daria"... (João 4.10). A fé é dádiva divina. Quando os apóstolos sentiram quão difícil seria praticar a doutrina do perdão, disseram a Jesus: "Senhor, aumenta-nos a fé... (Lucas 17.5). Só Deus pode dar fé.

II - A FÉ É PESSOAL A Bíblia não fala de multidões salvas por mágica, mas de homens e mulheres salvos por uma convicção pessoal. Fala da fé de Pedro, da fé de João, da fé de quase três mil no dia de Pentecostes. Fala daqueles que nasceram de novo, não da vontade do varão... vontade nova. O carcereiro perguntou: "Que deve fazer para me salvar... "Crê no Senhor Jesus..." (Atos 16.30-31). A fé é absolutamente pessoal. Tu podes crer, tu podes não crer. Não podemos negar que seja a ignorância o maior problema do Brasil. Principalmente a ignorância religiosa. Homens que crêem em sistemas ocos. Existe no Brasil muita crendice e pouca fé. "Os milagres não cessaram, cessou foi a fé" (John Wilbur Chapman - 1859-1918 - Nova Iorque-EUA). A fé levou Colombo ao novo mundo. Fé levou os peregrinos à nova colônia que havia de se tornar a América do Norte. Arthur Tappan Pierson disse: "Deus nos deu dois olhos para ver, deu-nos duas faculdades para apreensão da verdade": A primeira pergunta: Como e por que? É a razão. A segunda diz : Aceita o testemunho e passa a dar testemunho. É a fé (Arthur Tappan Pierson - 1837-1911 - Nova Iorque-EUA).

III - A FÉ É GRATIFICADORA Os homens mais idealistas e mais conquistadores são os da fé. Há poucos loucos que construíram para a eternidade. "Estes morreram na fé", é uma expressão inspirada. Mas depois de morto ainda fala, diz o mesmo autor do capítulo a respeito de um dos heróis que citara. "Esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé" (1João 5.4) diz o autor. Ele que experimentara os dias de solidão que seguiram a morte de Jesus entender o significado desta afirmativa. Pela fé a graça de Deus chega ao nosso coração. Mais que isto, pela fé sentimos que não somos salvos por nós mesmos pelo mérito que tenhamos, mas pela graça de Deus. É a fé que nos traz a graça poderosa de Deus Alexandre, o Grande (356 a.C - 323 a.C) tinha um médico. Alguém escreveu que o médico o estava traindo e ia matá-lo. Alexandre guardou o bilhete sobre o peito e tomou o remédio que lhe fora dado pelo médico, entregando-lhe o bilhete exclamou: "Amigo, eu confio em ti"... Sim, a fé não nos salva, mas é condição à nossa salvação. Permanecer em Cristo e viver a vida de fé. Paulo diz em Gálatas 2.20: "A vida que agora vivo, vivo pela fé... Já estou crucificado e vivo não mais eu"... Para que Cristo habite pela fé em vossos corações (Efésios 3.17) A fé reconhece a nossa incapacidade e a capacidade de Cristo em salvar.

Se desejar, deixe o seu comentário abaixo:
bottom of page