top of page

AS CONDIÇÕES REVOLUCIONÁRIAS DE ENTRADA NO REINO DE DEUS (Marcos 10.1-16)

Existem dois incidentes um tanto semelhantes. O outro em Mateus 18.3 : "Se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus". Vamos deixar esta passagem para outra ocasião. Hoje vamos considerar somente os versos lidos.

I - CONSIDEREMOS A OCASIÃO EM QUE O INCIDENTE SE DEU 1. Jesus falara sobre famílias desintegradas. Parece ter despertado nos casais felizes um desejo de reconsagração. Eram muitos, talvez perturbassem o lugar. 2. A cena é linda. Pais e mães trazendo os filhos a Jesus. A ideia implícita na cena é a que oferta. O verbo usado descreve esta cena é o mesmo usado em relação aos magos, "ofertaram". É uma lição para pais e mães. Ofertaram seus filhos a Jesus... Jesus aceitou e abençoou-os um por um. Ana ofertou Samuel e o Senhor o aceitou. Nos dias de hoje quando lares cristãos são raros, que maravilha se levarmos nossos filhos a Jesus para a bênção. 3. Pais e mães, Jesus ainda nos diz: "Deixai os meninos e não os impeçais... deixai-os vir a Jesus"... Que há no seu lar que está impedindo seus filhos de virem a Jesus? Passemos às condições de entrada:

II - REVOLUCIONÁRIA PORQUE NÃO DEPENDE DE COMPRAR, MAS RECEBER 1. No ponto de vista humano, quanto mais elevada a sociedade, mais cara a admissão. O Reino de Deus devia custar uma quantia fabulosa. Mas Jesus diz que o Reino se recebe. É algo que está permanentemente sendo oferecido. Vimos que está tudo preparado. Este é o aviso colocado nos umbrais de entrada do Reino de Deus. A primeira mensagem que Jesus pregou neste mundo expressava esta verdade: "O tempo está cumprido... O Reino de Deus está próximo... A palavra está junto de ti, na boca e no teu coração... Porque já sabeis que a graça do Senhor Jesus Cristo, que sendo rico por amor de vós se fez pobre, para que pela sua pobreza enriquecesses"... 2. "Dai e ser-vos-á dado, é a norma do cristianismo". Existe um dar, mas depois que o indivíduo recebe. Não penseis que as geladeiras, máquinas de costura que se oferece por sorteio, são oferecidas. Quando elas chegam a ser recebidas, já estão pagas muitas vezes. Recebe-se para depois dar. No Cristianismo dá-se para então receber. "O qual pelo gozo que lhe estava proposto suportou a cruz" (Hebreus 12.2). A dor veio, mas o gozo de ver as almas nascendo de novo, suplantou a dor dos cravos e das misérias ao redor da cruz. 3. Tal modo de ensinar responsabiliza o homem. Quando um pode entrar no Reino? Há uma parábola que diz dos mancos e aleijados e cegos... convidados a entrar. (Veja Lucas 14:15ss)

III - REVOLUCIONÁRIA PORQUE EXIGE UMA REVOLUÇÃO NAQUELE QUE SE CANDIDATA A RECEBER

Não é concurso, é coisa muito mais profunda. É uma revolução completa. 1. Nicodemos sentiu-se confuso quando Jesus lhe falou sobre "nascer de novo". Mas é justamente isto que Jesus exige daquela que se candidata. 2. Tornar como menino em sua pureza e simplicidade. 3. Tornar como menino em sua dependência. 4. Tornar como menino em sua humildade. 5. Tornar como menino em suas confianças. "O Reino de Deus não consiste em comida nem bebida, mas em justiça e paz e alegria no Espírito Santo" (Romanos 14.17).

IV - REVOLUCIONÁRIA PORQUE ANULA TODA E QUALQUER CONTRIBUIÇÃO QUE POSSA SER DADA PELAS CIÊNCIAS

1. "De maneira nenhuma entrará nele". O individuo que não satisfazer esta condição primordial e essencial, pode desistir de entrar. Para que o homem possa ser salvo ele diz que tem de despir somente de sua condição pecaminosa, e também de suas bondades e conhecimentos. Cristo tem de se tornar o seu tudo como o pai para o filhinho. 2. O apóstolo Paulo diz: "Porque os judeus buscam sinal e os gregos sabedoria, mas nós pregamos Cristo crucificado que é escândalo para os judeus e loucura para os gregos" (1Coríntios 1.22-24). Diante desses, Paulo falou da necessidade de arrependimento e conversão tanto quanto diante dos desprezados das ruas de Corinto. "Por pouco me queres persuadir a que me faça cristão" (Atos 26.28) foi a palavra de Agripa. 3. Queres tu entrar no Reino de Deus nesta noite? O passo inicial está aqui nesta passagem. Mudança de atitude. Desprezo de tudo que o mundo dá como sabedoria e recepção dos termos de Deus.

Se desejar, deixe o seu comentário abaixo:
bottom of page