top of page

MENSAGENS QUE A RESSURREIÇÃO NOS TRAZ (Mateus 12: 38ss)

Sermão proferido na Igreja Batista da Esperança em 30.03.1970 Diante de nós mais um domingo de Páscoa, quando comemoraremos a ressurreição do Senhor. Dizem que John Knox (1514-1572) um dos grandes pregadores da Inglaterra, de certa feita, quando muito enfermo levantou-se de sua cama. Os familiares se assustaram ante o enfermo que se levantava. Sua palavra foi esta: "Passei a meditar na gloriosa ressurreição do Senhor e sinto que devo repartir com outros os maravilhosos pensamentos que Ele me revelou. A ressurreição tem sido pedra de toque na história da igreja de Jesus na terra.

I - RESSURREIÇÃO SEGUNDO A NARRATIVA BÍBLICA 1. Três mulheres para ungir o corpo; Maria Madalena, Maria mãe de Tiago e Salomé. Essas mulheres lutavam para descobrir a maneira de entrar no sepulcro (Marcos 16.2-3). Lucas nos diz que outras mulheres as seguiram (Lucas 23.55). 2. As três mulheres encontraram a pedra removida (Mateus 28.2). 3. Maria Madalena corre para avisar a Pedro do sucedido (João 20.2). As outras 4 mulheres entraram no sepulcro e se certificaram do maravilhoso acontecimento. Saíram para avisar aos demais (Mateus28.8). 4. Pedro e João chegou ao túmulo, numa bela disputa de corrida (João 20.4-10). 5. Madalena volta ao sepulcro, agora para chorar, quando Jesus se revela a ela (João 20.11-18). 6. Enquanto as outras mulheres se dirigiam aos outros discípulos, Jesus se apresenta a elas (Mateus 28.9-10)

II - RESSURREIÇÃO NA MANHÃ QUE SE SEGUIU A UMA DOLOROSA NOITE 1. A manhã segue sempre às trevas da noite. 2. A manhã revela o dia de novas oportunidades e esperanças. 3. A manhã prefigura o dia glorioso do dia do Senhor na sua segunda vinda gloriosa. Nos países de outro hemisfério, as estações são diferentes. Nos Estados Unidos, por exemplo, a Páscoa vem com a Primavera e os campos que estiverem cobertos de neves apresentam a imagem belíssima de um quadro inteiramente novo.

RESSURREIÇÃO E OUTRAS RESSURREIÇÕES 1. Lemos em Mateus 27.52 que ao tempo da morte de Jesus, muitos dos mortos foram ressuscitados. Mas esses só se apresentaram ao tempo da sua ressurreição. Cristo é o primeiro fruto da ressurreição (Colossenses 1.18). Não se lê da nova morte daqueles que assim foram ressuscitados, inferindo alguns que terão voltado ao céu com o Senhor ressuscitado, tipificando a idade todos os crentes. 2. Lemos em 1Coríntios 15.20 que a ordem das ressurreições foi a seguinte: Cristo (verso 20) e depois os que são de Cristo (verso 23). 3. Mas precisamos neste dia de novas ressurreições: Ressurreição de um ideal perdido, de um voto perdido. Ressurreição de uma experiência com Cristo. Ressurreição no ideal da família, no ideal dos filhos, no ideal da igreja. Graças a Deus que vários irmãos até agora excluídos da igreja estão preenchendo os questionários da igreja para solicitar sua reconciliação. Mas há os que ainda não se reconciliaram com Deus e que precisam hoje fazer essa reconciliação.

Se desejar, deixe o seu comentário abaixo:
bottom of page