QUE É ISTO PARA TANTOS? (João 6)

A expressão, meus amigos, é tirada do capítulo 6 do Evangelho de João e a história pode se resumir da seguinte maneira: Jesus começou a ensinar a multidão, o tempo se adiantou, ninguém prestou atenção no relógio, porque as palavras do Mestre eram boas de se ouvir. E, de repente, notaram que estava entardecendo e que eles não tinham nem almoçado, nem lanchado.

Acontece que, no meio daquela multidão imensa, havia um rapaz que não se lembrou de comer seus pães e peixinhos que levara. Quando Jesus observou que o sol estava se pondo, Jesus teve compaixão da multidão, porque sabia que eles não tinham comido. E pediu aos discípulos que dessem de comer, mas os discípulos argumentaram: mas Senhor, a multidão é grande demais e nós precisaríamos de 200 denários de pães para alimentar toda esta gente... Jesus disse: a minha ordem está dada, vocês vão ver quanto é que podem arranjar.

Não tardou que Filipe trouxesse um relatório muito lindo. Ele diz assim: um rapaz tem 5 pães e 2 peixinhos. Mas, que é isto para tanta gente? Ele não podia crer ainda no grande poder de Jesus.

Mas o texto diz que Jesus já sabia o que ia fazer. Mas eu quero fixar a fé pequena em um Salvador grande.

Eu quero dizer de uma experiência vivida em fevereiro de 1977 e coloco a data porque esta data ajuda na compreensão de vários fatores. Era um casal de noivos que procurava uma moradia para efetivação do casamento. E, naturalmente, os pais da moça e do rapaz estavam muito interessados em ajudá-los a encontrar uma casa ou apartamento para os noivos ali se instalarem. E apareceu uma casa de vila, a primeira de uma série que aparentemente era ideal. O preço Cr$ 350.000,00, e parecia indicar que estava tudo certo.

Naquela noite, a senhora apresenta a compra, orou e disse a Deus o seguinte: Senhor, se esta casa não é a casa, eu peço que tu mandes alguém em nossa frente para atrapalhar o negócio. Orou e foi dormir e o negócio parecia tudo encaminhado, quando veio uma palavra da parte da Corretora dizendo que um senhor de nacionalidade chinesa tinha preferência porque havia se apresentado em primeiro lugar. A senhora ficou um pouco desapontada e disse: Mas, Senhor, logo um chinês que vem me atrapalhar! Ela tinha esquecido que fizera uma oração ao Senhor da Seara pedindo que Ele mandasse alguém para impedir, se fosse o seu plano. Além do chinês, descobriu-se que havia um recuo de 3 metros naquela casa e que a Corretora ia receber uma porcentagem bem alta porque isto elevaria o custo do imóvel e outras tantas coisas.

Mas, continuou aquela senhora a sua pesquisa e eis que toma um dos jornais e vê em um domingo um pequeno anúncio de três linhas, oferecendo um apartamento. Ela foi ver o apartamento e daí a pouco chamou os noivos e ficaram encantados com o imóvel. Enquanto a casa da vila tinha dois quartos, o apartamento tinha três, e dois banheiros e uma ampla cozinha, tudo com azulejos, uma beleza de lugar. O preço, 400 mil sem intermediário. Mais ainda, 400 mil com financiamento enorme por parta da organização financeira. E o dono do apartamento disse: Parece que a senhora adivinhou. Anunciei já algum tempo, estávamos esperando receber a visita de alguém e a senhora veio na frente, e imediatamente foi dado o sinal. A senhora declarou: pastor, como Deus responde oração e a gente não pensa às vezes como Deus nos dá o melhor quando a gente não espera. Estamos aqui com o apartamento com três quartos, e ampla cozinha com ar fresco, com possibilidade de se manter as janelas abertas, longe do barulho da rua. E o comentário final: Vamos agradecer a Deus porque Deus é bom.

Meus amigos, essa questão de pedir e crer, e crer enquanto pedimos, é de profunda importância. Mas, quantas vezes nós, a exemplo do grande servo Filipe, dissemos ao Senhor: Senhor, eu tenho isto e aquilo, mas que é isto para tanto? Nós olhamos para o lado do problema, ao invés de olharmos para aquele que soluciona todos os problemas.

De todos os meus livros, o que eu mais aprecio seja o livro que deveria realmente estar nas mãos de todas as pessoas. É a história de Abraão – "O Judeu Chamado Abraão". E quero que entendam que não quero fazer propaganda de um livro que Deus tem abençoado e tem tido uma boa circulação. Mas, estou anunciando a mensagem porque o livro começa com uma matricula na Escola da Fé, e vai levando até que o servo do Senhor se dispôs a oferecer o que ele tinha de mais precioso, para demonstrar a sua perfeita obediência a Deus. E quando Ele resolve dar o que era mais precioso, o seu único filho, o filho da promessa, Deus abre as janelas do céu e lhe dá multiplicadas vezes os desejos do seu coração.

É interessante que ele oferece a Isaque simbolicamente e Deus o restaura. E depois Isaque herda toda sua riqueza depois da morte da mãe, e ele se casa outra vez e tem vários outros filhos da segunda esposa. Eu sei que alguns dizem que essa segunda esposa não teria vindo cronologicamente naquele tempo, mas para mim é difícil crer nisto, porque Deus revigorou o servo do Senhor e eu discuto num capítulo sobre a sua velhice. Deus o revigorou. Deus confortou o seu coração e Deus demonstrou que ele é realmente soberano e poderoso para fazer tudo e muito mais abundantemente além do que pedimos ou pensamos, com o poder que em nós o opera, como diz o apóstolo Paulo no capítulo 3.20 de sua carta aos Efésios.

“Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, a esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém!”

Ao dizer isto, o desejo do meu coração é que possamos orar; crendo que a bênção do Senhor nos cobrirá.

Se desejar, deixe o seu comentário abaixo:

© 2018 Família David Gomes - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido e customizado por MTV Developer - RJ/Brasil

Créditos e Gratidão