I – Exemplos que nos estimulam à disciplina 1. Discípulo e disciplina procedem da mesma origem – “Se não houver disciplina, não pode haver discípulo” (St.Jones) 2. “Se você não disciplina o seu filho prova que não o ama; mas se você realmente o ama estará pronto a corrigi-lo” – (Living)
3. Davi recusou beber a água que teria custado a vida dos seus homens – 2 Sm.23.16
4. Disciplina no comer por amor aos irmãos – 1 Cor. 8.13.
II – Resistências modernas à disciplina 1. Rejeição à autoridade e à lei 2. Condenação do que consideram tabus.
3. Liberdade total desde criança – Henry Frederik Amial: “Que estranha criatura sou eu. Não tenho capacidade de disciplinar-me. Não conheço a coragem senão do nome e sinto que coloquei a psicologia no lugar da minha moralidade”
III – Disciplina para hoje em três passagens especiais 1. 1 Tm. 4.7,8 e 16 – Exercício espiritual. Cuidado pessoal no ensino. 2. 1 Cor. 9.27 - Poder do Espírito para domínio próprio. Não podemos orar: Livra-nos do mal, se andamos nos caminhos que induzem ao mal.
3. 2 Tim. 1.7 – O cristão recebe poder e não covardia. Paulo negava-se a si mesmo.
IV – Disciplina na vida da igreja 1. Disciplina pela Reverência. 2, Disciplina pela preparação adequada. Brailowsky: “Se não ensaio uma vez sinto falta e se duas vezes, pior ainda; mas se não ensaio três vezes o meu público sente a diferença”.
3, Disciplina na mente pelo estudo adequado. Somos povo de pouca leitura.
4. Disciplina nas relações uns com os outros. 5. .Disciplina pela oração.
3. Notar o amor eterno de Deus – Jeremias 31.3 4. Notar as circunstâncias em que este amor opera: mesmo no castigo ainda é amor.