DOIS SÓIS EM PARALELO - Malaquias 4.2

Sermão Evangelístico

Introdução:

A passagem que leremos em seguida marca o término da profecia do Velho Testamento. Foi escrita por um dos mais enérgicos profetas de Israel, que viveu numa época de pouco respeito para o culto. Até ovelhas mancas eram oferecidas em sacrifício e muitos estavam negando suas contribuições para o sustento do culto divino.

Malaquias escreve fortemente contra tais sonegadores. Em meio ao clamor do seu coração, entretanto, aparece uma palavra de ânimo e encorajamento. Malaquias falou a respeito do Messias que haveria vir, como veremos a seguir.

“Mas para vocês que reverenciam o meu nome, o sol da justiça se levantará trazendo cura em suas asas.” Malaquias 4:2.

Jesus recebe mais de cem títulos nas Escrituras Sagradas. Tirar Jesus das Escrituras seria destruí-las.Vejamos:

“Semente da mulher”, Siló, Grande Profeta, Estrela de Jacó, Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Emanuel, Príncipe da Paz, Renovo (Jeremias). Senhor, Nossa Justiça; Ageu, o Desejado de todas as nações; João – O Verbo; Paulo – Esperança Nossa, Único Mediador... Para Daniel, Um como o Filho dos Deuses. Para Malaquias, no entanto, Jesus é Sol de Justiça.

Por que teria Malaquias chamado Jesus de Sol?

I – Jesus e o Sol representam poderes 1. O sol físico foi colocado no céu para dominar. Deus o fez e ele brilhará enquanto Deus o quiser. O sol é grande poder: “Se alegra como um herói” (Salmo 19). (1) “O Senhor é um sol e um escudo” – Salmo 84.11 (2) “Ó Senhor, pereçam todos os teus inimigos. Porém, os que o amam sejam como o sol que sai na sua força” Jz. 5.31.

2. Jesus representa o poder de Deus no seu esplendor. Seu poder é maior do que o poder do sol.

(1) Quando Paulo viu sua luz diz que viu algo forte como a luz do sol (Atos 22.13).

(2) Quando Josué confiou em Deus para ganhar a batalha ordenou e o sol foi detido para que a vitória do Senhor fosse conseguida. Jesus, no entanto, não pode ser detido pelo homem, pois que é Todo Poderoso. (Josué 10:12-13)

II – Jesus e o sol possuem atributos em comum 1. O sol brilha, ilumina – Jesus é a luz do mundo, é a luz da mente, a luz da verdade, a luz do crente.

2. O sol atrai – é o centro do sistema heliocêntrico, o sistema solar. Jesus declara em João12. 32: “Quando for levantado da terra todos atrairei a mim”.

3. O sol cura – helioterapia. Na Índia oriental o sol é chamado de médico. Jesus é o único que pode dizer a um homem enfermo há trinta e nove anos: “Queres ficar são?” – “Vinde a mim... e eu vos aliviarei”.

4. O sol é dádiva de Deus - Jesus (João 3.16).

5. O sol orienta – é o relógio do roceiro. Jesus é o caminho certo para o céu – João 14.6.

6. O sol revela – poeira no ar. Jesus revelou-nos o Pai (João 14.5); Revela o homem a si mesmo (Lucas 5.8).

7. O sol a todos serve – Jesus serve para todos.

8. O sol aquece – Jesus aquece os corações, abrasando-os. Os discípulos do caminho de Emaús sentiram-se empolgados com a presença de Jesus e tiveram seus corações ardentes.

III – O Homem perante o Sol 1. Jesus e o sol são de absoluta necessidade. Ninguém pode fugir do sol no mundo moderno. Ninguém poderá fugir à ação de Jesus no mundo moral. O alimento vem pela ação do sol. A saciedade da alma vem por meio de Jesus. 2. O sol quando toca elementos produz reações diferentes. Toca a manteiga e a derrete... Toca a água e ela evapora... Toca uma massa de gesso e a endurece... Toca o cimento e o empedra.

3. Qual será a sua atitude perante Cristo esta noite? Jesus promete aos crentes brilhar como o sol, no dia de sua vinda. Na mitologia antiga, Apolo representava o sol. E há uma fábula em que ele é apresentado a atirar em serpentes, ferindo-as e matando-as, ainda que à distância.

A luz que nos vem de Jesus move os corações, afugenta os pecados e dá ao homem uma nova oportunidade de viver e sentir o amor

Se desejar, deixe o seu comentário abaixo:

© 2018 Família David Gomes - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido e customizado por MTV Developer - RJ/Brasil

Créditos e Gratidão