I – A Base da salvação cristã 1. Na teoria católica é a pratica das boas obras – A carta aos Gálatas nega esta teoria. 2. Salvação pela graça – A única doutrina realmente bíblica e neo-testamentária. Somos salvos pela graça – Atos 18.27, Rm.3.24, Rm.5.2 etc. 3. A salvação cristã é, então, resultado da graça de Deus a nosso favor, manifestada através da obra redentora de Jesus.
II – Os efeitos da salvação cristã 1. Nossa salvação é do pecado. Falando a respeito de Jesus, disse o anjo: “Ele salvará o seu povo do pecado”. Nós somos salvos do pecado. 2. Somos salvos para glorificar a Deus no nosso corpo e no nosso espírito. Somos salvos para crescer à semelhança daquele que nos salvou – Jesus Cristo.
III - Os estágios da salvação 1. Quando aceitamos o que Cristo fez por nós somos salvos. De uma vez e para sempre – Lucas 7.50 e 19.9. Os verbos indicam ação completa e definida 2. Nós os crentes estamos sendo salvos – Rm.5.2. É pela fé que a vida cristã é sustentada 3. A salvação cresce e se desenvolve. Somos salvos e continuamos sendo – 2ª. Pedro 3.18, Rm. 6.19, etc. 4. Nós os crentes seremos definitivamente salvos – Rm. 8.21. A salvação da alma pode e deve ser completa agora, mas o corpo ainda sofre as limitações do meio ambiente. 1 Pedro 1.5