JEREMIAS, O PORTA VOZ DE DEUS

Um bom exercício seria ler o Livro de Jeremias e escrever-lhe a biografia. Jeremias tem sido chamado o profeta chorão, o profeta solitário, o profeta pessimista e o profeta fracassado. Nenhum desses retratos é fiel. Jeremias é antes o profeta de Deus, entregando à custa do conforto e sorriso, a mensagem do Altíssimo.

 

Seu livro é uma autobiografia. Seu pai, um sacerdote; talvez um homem piedoso, pois seu nome significa: O que Jeová estabeleceu. Passou sua infância e mocidade em Anatote, perto de Jerusalém. Ele foi o profeta de Deus por 40 anos, desde o ano 13º de Josias até a queda de Jerusalém, depois do que foi para o Egito onde morreu. O profeta ouviu a palavra de chamada do Senhor. O profeta ouviu a chamada do Senhor, nos dias do bom rei Josias. Mas os reis que seguiram a este servo de Deus foram maus e fracos e constituíram um espinho para Jeremias.

 

Pontos de contato e semelhança entre Jeremias e Jesus:

 

a. ambos apareceram em uma época trágica na vida da nação israelita; 
b. ambos nasceram em lares piedosos; 
c. ambos viveram em pequena cidade;
d. ambos aceitaram esta chamada de Deus ainda cedo na vida;
e. ambos foram rejeitados por seu próprio povo; 
f. ambos conservaram-se solteiros, não tiveram um lar de seu e não tiveram muitos amigos de confiança; 
g. ambos foram odiados e rejeitados por líderes religiosos;
h. ambos usaram de lições objetivas para ilustrações;
i. ambos foram mal compreendidos em seus ensinos;
j. ambos condenaram o formalismo e a hipocrisia na religião;
k. ambos tinham corações sensíveis e choraram sobre Jerusalém, como pelos pecadores:
l. ambos profetizaram a queda de Jerusalém e a destruição do templo;
m. ambos falaram a respeito do novo concerto;
n. ambos falaram a todo custo aquilo que Deus lhes mandara;
o. ambos foram homens de dores;
p. ambos viveram em íntima comunhão com Deus;
q. ambos sofreram por causa dos pecados de outrem;
r. ambos tiveram o apoio de Deus em sã consciência;
s. ambos foram auxiliados no momento extremo por um estrangeiro;
t. ambos foram sacerdotes – um segundo a ordem de Levi e outro segundo a ordem de Melquisedeque;
u. ambos foram considerados como tendo falhado a sua época, mas foram verdadeiros vencedores.


Estudando a Lição


Introdução: Quem foi Jeremias? Dar os pontos de contato para ele e Jesus. Ter em mente o alvo da lição: Mostrar que não é fácil dizer tudo aquilo que Jesus deseja que digamos. Mostrar a necessidade de uma palavra firmada em Deus para que possamos alcançar os resultados.


I – O Porta-voz chamado para servir – Jer. 1.9,10, 18-19
Há um sentido em que todos os crentes somos chamados. Mas há um sentido em que o homem precisa de uma chamada especial. Cf. Isa. 6.6; Ez.2.8, 3.3; 1 Reis 19.19, 20; Juízes 6.11-15; Amós 7.14-15; Atos 9... Na chamada de Jeremias notar o seguinte:
1.    Foi chamado antes mesmo de ter sido nascido. Deus o escolhera para uma grande missão – cf. Gál. 1.15 – Não precisamos saber o que Deus vai fazer conosco amanhã; ele sabe; entreguemo-nos a ele. Jeremias se sentia uma criança, mas até uma criança é poderosa quando tem Jesus a seu lado.
2.    Jeremias era um jovem fraco com a missão de avisar a reis, sacerdotes e nações – cf. 1 Cor. 1 – onde se diz que Jesus escolheu as coisas fracas do mundo para confundir as fortes...
3.    Notar que a missão de Jeremias era negativa e também positiva. Não pode haver apenas sinais verdes nos cruzamentos...
4.    Deus assegurou a vitória ao profeta: “Sou contigo”. Se Deus é por nós quem será contra nós? Verso 17 – Dizer tudo e dizer a todos, missão do verdadeiro profeta.


II – O Porta-Voz Denuncia os Pecados da Casa Real de Judá- 22.1-3
Este trecho foi proferido um ano antes da terrível queda de Jerusalém. O profeta está entregando a mensagem do Senhor aos grandes da terra. Orelli disse de Jeremias: “Ele se derrete em lágrimas e se desfaz em simpatia. Como anunciador da Palavra de Deus, ele está firme como um coluna e parede, contra a qual a ira das nações combate em vão”
1.    O pensamento central aqui deve ser: O profeta de Deus tem a obrigação de se insurgir contra os pecados prevalentes da época... todos eles sem, exceção.
2.    Gosto de imaginar um alvo e as setas da crítica que reis e sacerdotes e do povo todas procurando cravar em Jeremias, mas ainda assim ele proclama a mensagem. Ele era a corneta de tom certo (Lição objetiva Jovens e Adultos). Cf. I Cor. 14.8; Núm. 10.1 e 2.
3.    Como mensagens, todos temos a obrigação de protestar contra estas coisas. “Vós sois as minhas testemunhas”.


III – O Porta-Voz de Deus Lançado no Calabouço – 37.l5-17.
1.    Alguém dividiu a lição da seguinte forma: No primeira trecho Jeremias fala com força divina: no segundo, com coragem divina e no terceiro, com a fidelidade divina.
2.    João Batista quando na prisão teve seu momento de dúvida, mas Jeremias, não obstante sentir que ninguém cria em sua palavra ele a mantinha fiel
3.    O segredo da grandeza de Jeremias está na profundeza de sua experiência com Deus, cf. Lam.3.27. Ele tinha o jugo desde a mocidade e seu coração estava em harmonia com o coração de Deus.
Ilustração: Nielsen Hauge – o poderoso mensageiro de Deus. Era um fazendeiro comum. Um dia em seu campo teve uma experiência com Deus. “Ensina-me, Senhor” se tornou sua divisa. Subiu ao paiol, então cheio de feno e colocou-se nas mãos de Deus. Percorreu incansavelmente a Noruega, pregando a homens e mulheres. Andou 1.100 quilômetros pregando a homens e mulheres. De dia viajava e de noite estudava a Bíblia. Foi perseguido pelo clero, vítima de cães policiais, mas mais e mais sua divisa se tornava Jer. 22.29. Foi em breve colocado na prisão onde quase apodreceu, até sua morte aos 53 anos. Mas sua morte significou vida, pois centenas de crentesse levantaram em toda a Noruega e um grande avivamento começou na terra.


Texto áureo: Jer. 22.13 – Atual para nossos dias. Considerar o inverso para maus servos.
 

Compartilhar
Twitar
Google+
Please reload

Se desejar, deixe o seu comentário abaixo:

© 2018 Família David Gomes - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido e customizado por MTV Developer - RJ/Brasil

Créditos e Gratidão