QUANDO INIMIGOS ENGANARAM JOSUÉ E SEUS HOMENS - Josué 9. 1-12

A Bíblia é plena de admoestações. Este texto diante de nós tem muitos exemplos valiosos. Tomemos as palavras com intuito de aprendermos:

I. ORAGANIZAÇÃO DE UM POVO NA MENTIRA PERFEITA 1. Povo forte; conglomerado de povos. Ponto estratégico das serras com os planos. 2. Povo unido no ideal de mentir. 3. Tinham a cidade real, ainda que sem rei no tempo.

II. POR QUE JOSUÉ FOI ENGANADO PELOS GIBEONITAS 1. Enganou-se com mera aparência – alguém disse que os olhos de Josué foram cegos pelo que viram. 2. Aceitou-os sem exame – alguns chegaram a provar dos alimentos velhos que trouxeram. 3. Josué, vencido pelo sentimentalismo, não tomou tempo para consultar o Senhor. 4. Aprenderam a necessidade da obediência; não sentiram necessidade de lições divinas.

III. ADVERTÊNCIA QUE CHEGAM ATÉ NÓS 1. Não creiais em todo espírito, mas provai e vede se os espíritos são de Deus. 2. Efésios 4:14 e 2 Coríntios 11:13-14 estão diante de nós – mas ilustrados nos dias de hoje Simão Mago quis fazer o mesmo no tempo de Atos. Observe que Josué fez um pacto com aquela gente a não pôde fugir daquele pacto.

IV. LIÇÕES PARA OS NOSSOS DIAS 1. Perigo das aparências – palavras, vestes, ilusões; 2. Orígenes vê aqui muitos que aparentam uma vida bela e sacrificial, mas que não provaram da salvação de Deus. Eles mentiam, mas queriam que os outros os considerassem embaixadores. 3. Tempo das muitas explorações – hospitais super lotados de doentes, mas os curadores em cada esquina... A diferença é que cobram pela oração que fazem. 4. Casamentos errados – falta comunhão, falta fé comum, falta amor. Mas as aparências trouxeram desgraças inevitáveis. 5. Mistura entre o sagrado e o profano – falta de escrúpulo.

Tribulações JOSUÉ 10:4-15 II SAMUEL 21:1-14 I REIS 12

Se desejar, deixe o seu comentário abaixo:

© 2018 Família David Gomes - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido e customizado por MTV Developer - RJ/Brasil

Créditos e Gratidão