1. Jesus sabia tudo que estava para acontecer e se sentia pronto a cumprir as profecias escritas a seu respeito. 2. Jesus não possuía um jumento para montar, mas ia precisar tomar emprestado de um discípulo oculto, cujo nome os evangelhos não registram. 3. O Mestre envia dois discípulos a Bethfagé, cidade dos figos, de onde eles deveriam trazer um jumento nunca antes montado. 4. Notemos que todas as coisas se passaram exatamente como Jesus previra. E, agora, ao chegar o jumentinho com os seus discípulos, estes colocaram sobre o mesmo as suas capas para que Jesus montasse... 5. E, à proporção que o Mestre se aproximava da cidade, alguns do povo lançavam suas capas para que sobre elas o jumento passasse, enquanto outros lançavam folhas que cobriam o chão por onde Jesus passava... 6. Aqui está retratado o Messias de paz de que nos falavam as Escrituras. Quando um rei vinha para a guerra montava um cavalo; quando a missão era de paz, montava um jumento (Juízes 5.10; Números 22:23)
II – Participantes da entrada triunfal
1. Jesus, o Príncipe da Paz... o rei das profecias... O Messias de Deus... 2. O proprietário do jumento... os donos das capas que cobriram o jumento. 3. Os adoradores de Jesus que lançavam suas capas. 4. As criancinhas e os discípulos e crentes que abriram seus corações para cantar hosanas ao Príncipe da Paz. 5. Os curiosos que vieram conhecer aquele que ressuscitara a Lázaro. 6. Os fariseus, ou fomentadores de rebeldia (Lucas 19.39) 7. A cidade incrédula de Jerusalém, retirando lágrimas dos olhos de Jesus e ouvindo de seus lábios a maldição.
III – Jesus e sua entrada triunfal hoje
1. Como outrora cantavam os judeus: “Levantai ó portas as vossas cabeças e entrará o Rei da Glória... Levantai-vos, ó entradas eternas”, também nós devemos saudar o Senhor Jesus. 2. “Bendito o que vem em nome do Senhor”. Jesus é mais triunfante hoje do naqueles memoráveis dias, porque é a única esperança para corações cansados e almas atribuladas. 3. Mas que dizer a vós que já ouvistes a respeito de Jesus e rejeitastes? Aquilo que está em Lucas 19.41: “Vendo a cidade, chorou sobre ela”. Ele ainda chora cada vez que o rejeitamos. Lançai-vos hoje aos pés do Cristo que vos ama!