AARÃO: A OUTRA BOCA DE MOISÉS - Êxodo 4.14-16

Esperança 09/08/1978

Na caminhada do Êxodo quero destacar hoje uma pessoa de grande importância para todos nós. Trata-se da segunda boca de Moisés. Seu irmão Aarão. O nome Aarão não foi até hoje definido em definitivo. Genésio o traduz como alpinista, o que sobe montanhas; Furst, o traduz como o iluminado; Cheyme dá uma conjetura de Redslob, segundo o qual o nome significa arca. Outros ainda traduzem o nome como fluente, rico, etc. (ISBE Vol. I) Observemos no texto alguns destaques: • Ele sai ao teu encontro e vendo-te se alegrará em coração – voe com quem gosta de voar! • Ele te será por boca – cooperação • Tu lhe serás por Deus – maior benção – Unidade é mais que isolação (Mackintosh) Grandes homens tiveram sempre seus auxiliares, seus lugares-tenentes: Moisés teve Aarão; Davi a Jonatan; Elias a Eliseu; Paulo a Timóteo; Lutero teve Melancton; Jhon Wesley a Charles Wesley; Charles Spurgeon teve James Spurgeon.

I. PASSOS INICIAIS NA VIDA DE AARÃO 1. Chamado por Deus – cada crente será efetivo no seu trabalho e missão, se puder sentir que está fazendo a obra de Deus. Fazer uma visita requer sentimento de responsabilidade. Confortar uma alma exige a força de Deus. 2. Deus lhe definiu bem a missão – “Como sua boca” Trabalha melhor quem sabe o que deve fazer. Melhor ainda que sabe o que deve fazer e se prepara para fazê-lo bem. 3. Aarão sabia que sua missão era de honra – Ele era da linha sacerdotal – agora seria sacerdote. 4. Aarão foi chamado para ajudar, mas não para liderar. Convenhamos que nem todos os homens possuem iguais capacidades. Dr. Riley discute o preâmbulo da declaração da Independência dos EEUU para discordar. Ele diz: Ali existe mais filosofia de Rosseau do que do Novo Testamento. Os homens não nascem todos iguais, nem todos são livres ao nascer. “Nada é mais desigual do que o tratamento igual para desiguais” – Na parábola dos talentos, Jesus deixa clara a desigualdade, aliada à responsabilidade de cada um. Deus não deixa nenhum homem sem realizar-se quando encontra dedicação. Certo rapaz empregou-se como vendedor de uma firma e fracassou. Sei que não sou bom vendedor, mas quero deixar claro que serei útil em algum lugar. Tornou-se o melhor caixa da companhia, vindo a tornar-se chefe. Descubramos o talento.

II. AS FRAQUEZAS DE AARÃO, SACERDOTE DE DEUS A Bíblia não omite os erros dos seus santos. Registra-os como para deixar mais clara ainda a perfeita santidade e soberania de Deus. 1. Aarão não tinha coragem para se opor aos erros da multidão Em Ex 24.13-14 lemos a comissão de Moisés dada a Aarão e Ur como seus assessores, com poderes para resolver problemas. Em Ex28.1-2 temos a indicação que Deus faz de Aarão para o sacerdócio, ele e seus filhos Em Ex 32.1-4 temos uma das mais tristes narrativas. Mal o povo falou em fundir o bezerro e já Aarão pedia o material para iniciar a obra. 2. Em Nm 12.1 temos a conspiração de Aarão e Miriam. Faltava coragem a Aarão. Ele não ajudou Miriam, mas aumentou a suspeita – Moisés se apresenta sempre com a coragem de gigante e seu irmão com a moleza que irrita – Disseram a Jhon Knox quando começou a condenar os pecados do mundo: “Não vês que todo mundo está contra ti? ”, respondeu Knox: “Sei, porque eu estou contra todo o mundo. ” Quando Jhon Bunian sofria na prisão de Bedford, disseram-lhe: Se prometer que não pregará mais, sua liberdade será urgente. Bunian respondeu: “Ficarei na prisão mesmo que o musgo cubra meus olhos, mas não cessarei de pregar jamais. ” 3. Aarão não sabia confessar o pecado na sua inteireza – leiamos Ex 32.2-4, conferindo com os vv. 22-24 do mesmo capítulo. No caso de Miriam ele colocou o assunto em conjunto. Não assumiu a responsabilidade de líder. Dr. Galusha Anderson encontrou um jovem numa das reuniões de Moody. O moço depois de conhecer o diácono Anderson e de ter conseguido sua simpatia, disse-lhe que era telegrafista e pediu emprego na Western Union. Anderson foi até o superintendente da Cia. – “Ah, disse o homem, conheço George! Um dos melhores telegrafistas que conheço, mas quando bebe... George tomou a palavra: Meus amigos me induziram... George, disse o chefe: um homem arrependido de verdade nunca lança culpa sobre os outros... “Quem cobre o seu pecado nunca prosperará...” declara o salmista, com razão.

III. AARÃO PAGOU PELAS SUAS FRAQUEZAS Lemos em Lv 10 a história de seus dois filhos mais velhos e a desgraça que trouxeram para si mesmos – Mas, diz o texto: “Porém Aarão se calou” v.3

Se desejar, deixe o seu comentário abaixo:

© 2018 Família David Gomes - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido e customizado por MTV Developer - RJ/Brasil

Créditos e Gratidão