O BOM SOLDADO NUM ÚLTIMO COMBATE - 2 Timóteo 4.6, 7

Tijuca 22/02/1953

Ao contemplar os últimos dias de sua vida e ao pensar nas duras e renhidas lutas da igreja nos tempos de perseguição, Paulo fala de sua morte próxima como meio de encorajar um jovem ministro no cumprimento de seu perigoso ministério. Pregar o Evangelho naqueles dias era sacrificar a vida. Continuar a pregar a palavra no ministério ativo era para Timóteo o mesmo que jogar com a vida. Neste cenário surge a palavra do general Paulo ao jovem que lutava no ministério ativo. Olhemos para o seu exemplo e para a sua palavra poderosa, considerando tudo sob o tema do verso 7.

I. PAULO ENCARA A VIDA COMO UM COMBATE

Temos aqui um termo militar, E um dos mais lindos característicos do crente é o característico de soldado, Quando Paulo escreve aos Efésios e fala da armadura do cristão, ele diz: “Estais firmes. ” Um termo militar. Mais adiante ele diz: “Tomai a armadura para que possais resistir no dia mau...” Talvez ali na prisão, olhando para os soldados que o vigiavam e que maltratavam aos presos, sua mente divagava comparando a um soldado... Quais os combates vencidos pelo general Paulo? Seus combates são em muitas formas parecidos com nossos combates e faremos bem em olhá-los. 1. Foi um combate contra si mesmo – Bruce Barton, grande autor, diz que uma das fraquezas das biografias de Paulo é que a maioria dos escritores o apresentam como um gênio, acima do mundo... além das nuvens, e não como um homem. Mas quando lemos Paulo falando de si sentimos o quão fraco e inútil ele se julgava. “Esmurro o meu corpo... para que não venha a ser desqualificado” (1 Co9.27) Em outra feita: “Foi-me dado um espinho na carne...” Em Romanos 7 temos a descrição da luta tremenda da vontade do fariseu contra a vontade de Deus num dos maiores conflitos 2. Foi um combate contra os irmãos – em Corinto - ...sou de Paulo... sou de Apolo... 3. Foi um combate contra seus colegas de ministério... Pedro com os da circuncisão, queriam circuncidar Timóteo, mas não, o campeão das liberdades do evangelho não permitiu. Mais tarde circuncidou Tito. Por que? Ele não lutava sem entusiasmo.... Sofreu, mas sua causa triunfou. Alguém disse que se Paulo não tivesse vencido em Jerusalém a obra teria sido enfraquecida e mesmo morta. 4. Lutou contra os principados... autoridades, governos, e ainda estava sob o tacão de Nero... 5. Lutou contra Satanás. Disse ele: “Não ignoramos seus ardis... e de outra feita: Efésios 6.

II. COMBATEU O BOM COMBATE

Essa implicação de Paulo dá a entender que alguns lutam o mau combate. Ele o combateu como bom soldado. Demas lutou o mau combate. Deixou Paulo por causa do mundo. Marcos começou como mau soldado, mas se tornou bom. Paulo foi bom soldado. • Bom no testemunho do evangelho – fez tudo para todos, mas sem comprometer os princípios gloriosos do evangelho... • Bom na capacidade de fundar as igrejas e de orientá-las. Alguém chama atenção ao fato de que depois de falar tão bem sobre a imortalidade (1 Co 15), Paulo passa a falar de coletas... Ele falou sobre todos os assuntos, orientando as igrejas em bases sólidas. Leiam na Revista Teológica a vida de Zacarias Taylor. • Bom na capacidade de sofrer por Jesus. (1Co 4.10-13). Na cena do naufrágio, foi ele quem dirigiu ao centurião e aos outros. Com as cadeias, mas o espírito recebia visões.

III. NÓS E NOSSO COMBATE

Está sendo bom? Pode ser mau também. Paulo lutou o bom combate e não podemos fazer por menos. Alguns olham os soldados que estão trôpegos no caminho de quase vão a imitar-lhes... Vi fulano no cinema... também posso ir.... Anotemos algumas características do bom combate... 1. Ligados a um bom líder... qual nosso líder modelo? 2. Treinados na batalha. Não fora da batalha. Treinamos em pleno fogo. O bom soldado vai à guerra. O mau não. 3. Cooperação entre todas as forças; aérea, marítima e terrestre (trecho ilegível – conferir no texto)

Se desejar, deixe o seu comentário abaixo:

© 2018 Família David Gomes - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido e customizado por MTV Developer - RJ/Brasil

Créditos e Gratidão