top of page

CAPÍTULO VII

O trabalho através do rádio marcou época para uma nova fase no evangelismo nacional, pois grandes maravilhas têm sido reveladas, resultando em conversões, reconciliações e grandes experiências com Deus.

Levando a mensagem pela igreja e pelos ares, orando, ensinando e testemunhando, o obreiro do Senhor depara-se com um novo trabalho.

Missões Nacionais, então de luto, pelo falecimento do grande servo L. M. Bratcher procurava um substituto para o grande líder de missões. Por 25 anos exercera a função de Secretário Geral. Morto, qual será o obreiro escolhido para tomar o pesado encargo? Depois de muita oração, sentiu a Junta que a escolha divina recaia sobre o humilde mensageiro do Senhor: David Gomes.

A 12 de junho de 1954, foi ele empossado no cargo de Secretário Executivo da Junta de Missões Nacionais. Duzentos e trinta obreiros, entre pastores, enfermeiras, professoras, evangelistas, em nome do Evangelho e num desafio às intempéries, fundam novas igrejas, mantem dispensários médicos, um seminário em pleno sertão, orfanatos, conservam em atividades mais de 35 escolas, edificam um ginásio em pleno coração do Brasil, tudo isto visando dar ao sertanejo, ao lado do pão espiritual, a luz do saber.

Essa Junta benfazeja, que é por ele tão querida, não olvidou seus desvelos e carinho nas aldeias Kraôs, Pacaás Novos e Xerentes para dizer ao índio que Deus é amor. Não é isto notório?

O sertão é para você tão querido, pastor David, que através de seus apelos teve início a era motorizada no trabalho sertanejo. Um veículo foi doado pelas igrejas e por você foi conduzido na distância de sete mil quilômetros.

Seus apelos à mocidade têm trazido grandes resultados. Todos querem ajudá-lo de alguma maneira na evangelização da Pátria.

Além do trabalho desempenhado entre as igrejas e com a Junta de Missões Nacionais, teve David Gomes excelente oportunidade de servir e bem servir à Causa, por ocasião do Congresso da Aliança Batista Mundial, reunida na Guanabara em 1960, quando teve importante desempenho como relator da Comissão de Publicidade do 10º Congresso. Com simpatia e agrado movimentou a Imprensa, o Rádio, a Televisão e outras fontes de informações, fazendo toda gente ciente do que se passava naquela majestosa e magna reunião, quando muitas nações se uniram para proclamar que “JESUS CRISTO É O SENHOR”.

Com vivo entusiasmo colaborou na tarde majestosa em que Billy Graham pregou no Maracanã. Seu semblante brilhava de contentamento ao ver as multidões se renderem ao Senhor.

CONCLUSÃO

Seria quase que impossível descrever minuciosamente a vida desse grande servo de Deus. Na sua humildade sabe agradar ao mais humilde do seu rebanho. Sabe também contentar as altas camadas com uma palavra amiga ou com uma porção da Palavra de Deus.

Pastor David, é o tratamento de que mais se agrada. Não gosta de ser chamado de Ilustre ou Excelentíssimo. Sente prazer em receber uma carta endereçada, simplesmente, ao Pastor David.

Sua família é composta de seis filhos e a esposa fiel e ajudadora. A filha mais velha já está preparando-se para cooperar no que puder no evangelismo pátrio. E o filho, o único filho, Marcos David, consegue melodias sonoras e belas em seu violino amigo, preparando-se para louvar a Deus. Priscila e as demais estudam, preparando-se dia a dia engrandecem o Reino de Deus.

Saudosa recordação temos da ocasião em que visitamos os Gomes. Chegando ao alpendre de sua casa, encontramos o quadro lindo da família reunida, inclusive a empregada que estava por ali estudando a Palavra de Deus. O pai fazia perguntas para contar pontos para aquilatar do interesse de cada filho pelo que havia aprendido da Palavra de Deus.

É alegre constatar que quase todos os seus filhos são crentes batizados e batizados pelo pai.

Gostaríamos de fazer constar desse breve relato alguns dos seus sermões pronunciados em diferentes ocasiões. Porém, não nos foi possível. Contudo, esperamos que este singelo apanhado da vida singular do Pastor David, possa servir de estímulo para algum jovem que, sentindo a chamada do Mestre para o seu trabalho glorioso e, enfrentando dificuldades várias, mesmo assim deseje avançar, achando aqui um exemplo de persistência e vitória.

As palavras aqui inseridas são de fato testemunhadas por centenas de pessoas que conheceram muito de perto a família Gomes. Para os familiares do Pastor David Gomes é motivo de alegria e gratidão ao Deus Onipotente, que escolheu, dentre os doze irmãos, ele, para semear a bendita semente do Evangelho e colher os frutos que engrandecem o Reino de Deus.

 

Waldemira Gomes de Sá

Ano 1965. Não mencionada a editora. Publicação independente.

Se desejar, deixe o seu comentário abaixo:
bottom of page