PASTOR DAVID GOMES

“Preguei a justiça na grande congregação; eis que não retive os meus lábios, Senhor, tu o sabes” (Salmo 40.9).

 

Talvez este versículo tirado do grande Salmo 40 pudesse se constituir no melhor resumo da vida de David Gomes, pois desde a sua conversão não foi outro o desejo do seu coração senão pregar à grande congregação – o mundo inteiro – a maior Mensagem, contida no maior Livro, escrito pelo maior Autor: a reconciliação do homem com Deus, por intermédio de nosso Senhor e Salvador Jesus!

 

Theodore Adams, ex-presidente da Aliança Batista Mundial, escreveu a respeito dele: “Seu coração está literalmente em fogo, no sentido de conquistar almas para Cristo”. E Haydée Suman Gomes, a amada esposa, acrescentou: “Tudo o que ele quer é que as pessoas conheçam a Deus”.
David Gomes nasceu numa pequena casa da Rua da Matriz, na cidade de Itaúna, Minas Gerais, dois dias antes do Natal de l919. Era décimo primeiro filho de Dona Franquelina e Sr. José Gomes.

 

Sua conversão a Cristo deu-se aos doze anos, numa manhã de domingo, precisamente em 26 de janeiro de l93l, quando pregava na Igreja Batista do Barro Preto, o pastor O. P. Maddox, amado missionário americano,atuando em B.Horizonte, MG.

 

Ainda criança, trabalhou como ajudante de alfaiate e fez seu curso fundamental das escolas públicas da capital mineira. Seu desejo inicial era ser médico. Mas não era esta a vontade de Deus para David.

 

No dia l9 de junho de l935, na mesma igreja onde se convertera, pregava o missionário L.M. Bratcher, que indagava do auditório: “Quem quer entrar para o serviço do Senhor?”. David não resistiu à chamada divina. Começou a se preparar, estudando e trabalhando no Colégio Batista Mineiro para seu sustento.

 

Fez o Curso de Bacharel em Teológica no Seminário Batista do Sul do Brasil, formando-se em l944. Em 11 de agosto de l945, casa-se com Haydée Suman Gomes, que também teve chamada missionária e estudou no Colégio de Obreiras do Rio, no mesmo período em que David fazia o Seminário.
Nesse mesmo ano o casal parte para os Estados Unidos, onde cursaria o Seminário Batista do Sudoeste, no Texas. De volta ao Brasil, David Gomes assumiu em fevereiro de l948 o pastorado da então Igreja Batista da Tijuca (hoje PIB no Andaraí). Sua passagem pela Igreja deixou marcas indeléveis de crescimento espiritual.

 

Em cinco de maio do ano seguinte funda a Escola Bíblica do Ar, tendo como primeiro escritório o gabinete pastoral da Igreja. Essa abençoada instituição vai completar em maio próximo sessenta e dois anos.

 

Em l954, é escolhido como Secretário Executivo da Junta de Missões Nacionais, substituindo o Dr. L. M. Bratcher, que falecera no ano anterior. Permaneceu por l4 anos à frente da Instituição, só saindo em l968 para dar tempo integral à Escola Bíblica do Ar e Igreja Batista da Esperança onde, de l966 a l991 deu o melhor de suas forças para implantar um trabalho dinâmico no Centro nervoso do Rio.

 

Usado poderosamente por Deus e com a ajuda de Seu povo, adquiriu um sítio onde implantou o Acampamento da Fé Monte Moriá, construiu o Edifício da Fé e adquiriu o Edifício do Amor, ambos no Centro do Rio, e neste último está a Sede da Escola Bíblica do Ar, que prepara e administra programas para mais de 82 emissoras no Brasil e fora dele, permitindo que a mensagem que esteve sempre no coração de David Gomes possa alcançar a muitos, cumprindo o seu ideal: “O Sol nunca se põe sem que subam aos céus do Brasil e do mundo as mensagens de Deus pela EBAR”.

 

Além dessas atividades nobilitantes, David Gomes é Presidente Emérito da Sociedade Bíblica do Ar Brasil, onde atuou com grandes bênçãos para a publicação, difusão e leitura da Bíblia e foi também Presidente da Academia Evangélica de Letras, sendo um dos  seus Acadêmicos mais produtivos, escrevendo trinta e duas obras cuja leitura continua abençoando o povo de Deus e levando outros ao conhecimento da Graça.

 

David Gomes foi para estar com o Senhor, no dia 6 de agosto de 2003.  Sem dúvida ele podia dizer com o seu homônimo do Salmo 39: “Não escondi a tua justiça dentro do meu coração; apregoei a tua fidelidade e a tua salvação; não escondi da grande congregação a tua benignidade e a tua verdade” (verso 10).

Pr. Enéas Soares Menezes - Março de 2011.

Compartilhar
Twitar
Google+
Please reload

Se desejar, deixe o seu comentário abaixo:

© 2018 Família David Gomes - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido e customizado por MTV Developer - RJ/Brasil

Créditos e Gratidão