DISCÍPULOS DISCIPLINADOS – 1 TIM. 4.7-8, 16

I – Exemplos bíblicos que nos estimulam à disciplina

1. Discípulo e disciplina procedem da mesma origem – “Se não houver disciplina, não pode haver discípulo” (St.Jones) 2. “Se você não disciplina o seu filho prova que não o ama; mas se você realmente o ama estará pronto a corrigi-lo” – (Living) 3. Davi recusou beber a água que teria custado a vida dos seus homens – 2 Sm.23.16 4. Disciplina no comer por amor aos irmãos – 1 Cor. 8.13.

II – Resistências modernas à disciplina

1. Rejeição à autoridade e à lei 2. Condenação do que consideram tabus 3. Liberdade total desde às crianças – Henry Frederik Amial: “Que estranha criatura sou eu. Não tenho capacidade de disciplinar-me. Não conheço a coragem senão do nome e sinto que coloquei a psicologia no lugar da minha moralidade”.

III – Disciplina para hoje em três passagens especiais

1. 1 Tim. 4.7,8 e 16 – Exercício espiritual. Cuidado pessoal no ensino. 2. 1 Cor. 9.27 - Poder do Espírito para domínio próprio. Não podemos orar: Livra-nos do mal, se andamos nos caminhos que induzem ao mal. 3. 2 Tim. 1.7 – O cristão recebe poder e não covardia. Paulo negava-se a si mesmo.

IV – Disciplina na vida da igreja

1. Disciplina pela Reverência. 2. Disciplina pela preparação adequada. Brailowsky: “Se não ensaio uma vez sinto falta e se duas vezes, pior ainda; mas se não ensaio três vezes o meu público sente a diferença”. 3. Disciplina na mente pelo estudo adequado. Somos povo de pouca leitura. 4. Disciplina nas relações uns com os outros 5. Disciplina pela oração.

3. Notar o amor eterno de Deus – 31.3 4. Notar as circunstâncias em que este amor opera: mesmo no castigo ainda e amor.

Se desejar, deixe o seu comentário abaixo:

© 2018 Família David Gomes - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido e customizado por MTV Developer - RJ/Brasil

Créditos e Gratidão