DEUS RECLAMA CONTRA CORAÇÕES DIVIDIDOS - OSÉIAS 10; MARCOS 3.20-30

Deus tem apreço pelos corações. Paulo nos ensinou em 2 Cor. 3 que as leis de Deus foram escritas nas tábuas de carne de nossos corações. Quando Deus quis confirmar a escolha de Saul perante o povo, deu-lhe um novo coração (I Sam.10.9. Ainda em I Sam. 16 aprendemos que Deus não escolheu a Davi por causa de sua aparência, mas por causa do seu coração. Deus pede aos homens o coração: “Dá-me, filho meu, o teu coração”.

I – Israel aparece perante nós como uma nação de coração dividido.

  1. Dividido por causa da idolatria religiosa. Escolhia Bethel – Casa de Deus, mas também Betaven – casa da vaidade, indo atrás de outros ídolos.

  2. Dividida pó desatender aos profetas de Deus, para ouvir os falsos profetas. Muitos, mais inclinados a Zé Arigó, que às palavras de Deus.

  3. Dividida por causa da moral baixa e obstruída. Por causa de tal atitude o cativeiro, o sofrimento, a tristeza e a decepção.

II – Causas da divisão de corações nos dias de hoje.

  1. Afeição dividida – “Não podeis amar a dois senhores” é a máxima de Deus.

  2. Interesses divididos – “Não podeis servir a Deus e às riquezas”.

  3. Religião dividida – Elias e os profetas de Baal. Talvez nenhum outro povo esteja mais sujeito a um castigo que o nosso povo, pela religião misturada. Muitos se lembram da igreja nos momentos de dor e prova, mas raramente em horas de louvor e culto.

  4. Irregularidade na sua relação com Deus, pela negligência, pelo pecado encoberto, pela cobiça do pecado.

III – As Bênçãos de Corações Inteiros

Deus requeria de Israel um amor inteiriço. Por que?

  1. A unidade é força. Deus sempre procura unir, nunca dividir, porque a unidade é e faz a força. Tennynson dizia: “Tenho a força de dez porque tenho coração puro”.

  2. A unidade é visão ampliada. Quando várias pessoas discutem, tendo em visa o mesmo propósito, haverá progresso.

  1. A unidade produz vitalidade – “Vejam como eles se amam”, foi uma expressão de um servo de Deus dos primeiros séculos, que marcou algo do êxito da igreja de então.

Se desejar, deixe o seu comentário abaixo:

© 2018 Família David Gomes - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido e customizado por MTV Developer - RJ/Brasil

Créditos e Gratidão