Sermão pregado na Igreja Batista da Tijuca, no Rio de Janeiro, hoje Primeira Igreja Batista no Andaraí (RJ), em 08.07.1953.
O capítulo 49 de Gênesis é poético. As palavras de Jacó foram proferidas em forma poética. Mas em seus versos não havia de dizer tolices como muitos dos poetas modernos, mas disse coisas gloriosas que expressavam o seu último e glorioso pensamento. Há surpresas nas últimas palavras de Jacó. Há visão de fé que se projeta até a eternidade.
Notai como no verso 1 ele fala dos últimos dias. Somente uma vida consagrada e dedicada a Deus poderia ver pela fé a saída do povo daquela terra onde seu filho era tão querido e onde desempenhava um papel tão relevante.
I - RUBEN O PROMOGÊNITO DE JACÓ
1. Seu nome significa "eis o filho" e veio, naturalmente, como fruto de grande expectativa.
2. Por várias vezes desempenhou papel relevante no seio de sua família.
(1) Opinou contra o assassino de José - Gênesis 37.20-22.
(2) Foi à procura do irmão lançado no poço a fim de devolvê-lo a seu pai - Gênesis 37:29 e 30.
(3) Sua consciência foi a mais tranquila no momento em que os outros eram atribulados - Gênesis 42.21-22.
(4) Quando Jacó lutava em relação ao pedido de Benjamim, Ruben se mostra herói - Gênesis 42.37.
3. Casou-se e foi pai de quatro filhos - Gênesis 46.9. Mas por ocasião do recenseamento no Monte Sinai, depois do livramento do Egito, sua tribo já era composta de 46.500 homens acima de 20 anos - Números 1.20-21.
4. Era a força de Jacó por ser seu primogênito. Era excelência de dignidade e excelência de poder - Gênesis 49.3.
II - SUAS FALHAS LIMITAÇÕES E DIFICULDADES
1. "Não terás o que merece..." - Gênesis 49.4. Que triste declaração. De fato Ruben não chegou a ter a excelência que era de se esperar. Sua tribo nunca chegou a ser proeminente se bem que tivesse sido numerosa. E por que não conseguiu o que esperava? Porque profanara o leito de seu pai - Gênesis 35.22. Este pecado custou-lhe sua maior glória - 1Crônicas 5.1.
2. Porque era instável como água. Por que é a água instável? A água toma a forma do vaso em que a colocamos. São os famosos crentes semelhantes ao chuchu, tomam o gosto daquilo que se mistura. Esta feitura da água pode ser classificada sob o nome de inconstância, versatilidade. Porque era inconstante como a água e porque havia violado o leito de seu pai, Ruben agora perdia sua grande bênção. Sua primogenitura era-lhe tirada.
III - LIÇÕES QUE APRENDEMOS DESTA EXPERIÊNCIA
1. Contemplamos a tragédia de uma grande perda por um ato irrefletido. A Bíblia nos traz outros exemplos: Pedro diante das criadas negou a Jesus. Judas vendeu o Senhor por 30 moedas e Ruben, por um ato irrefletido, pecou contra a concubina de seu pai, perdendo o grande privilégio da primogenitura.
2. Pensemos na vida instável. Ruben era instável como a água. Franklin D. Roosevelt - 1882-1945 - dizia: "Quem pode ter paciência terá o que deseja". Creio podermos dizer quase isto daquele que é persistente e realizador. Por outro lado, quantas tragédias sofrem aqueles que são variáveis em seus propósitos.
(1) Instáveis em suas amizades.
(2) Instáveis em empregos. Querem mudar todo dia de patrão e de emprego.
(3) Instáveis nos estudos.
(4) Instáveis no pastorado - pastores pulgas.
3. Pensemos mais na visão de Jacó: "Reuni para que vos diga algo dos últimos dias" - Gênesis 49.1. Alquebrado pelos anos, mas preocupado com os dias do futuro. Dizem que David Livingston - 1813-1873 escreveu de certa feita à Junta de Missões que o sustentava: "Envie-me a qualquer lugar, contanto que seja sempre para frente".
Comments