top of page

ÚLTIMAS PALAVRAS DE JACÓ AOS SEUS FILHOS (Gênesis 49)

Sermão pregado na Igreja Batista da Tijuca, no Rio de Janeiro, hoje Primeira Igreja Batista no Andaraí (RJ), em 08.07.1953.


O capítulo 49 de Gênesis é poético. As palavras de Jacó foram proferidas em forma poética. Mas em seus versos não havia de dizer tolices como muitos dos poetas modernos, mas disse coisas gloriosas que expressavam o seu último e glorioso pensamento. Há surpresas nas últimas palavras de Jacó. Há visão de fé que se projeta até a eternidade.

Notai como no verso 1 ele fala dos últimos dias. Somente uma vida consagrada e dedicada a Deus poderia ver pela fé a saída do povo daquela terra onde seu filho era tão querido e onde desempenhava um papel tão relevante.


I - RUBEN O PROMOGÊNITO DE JACÓ

1. Seu nome significa "eis o filho" e veio, naturalmente, como fruto de grande expectativa.

2. Por várias vezes desempenhou papel relevante no seio de sua família.

(1) Opinou contra o assassino de José - Gênesis 37.20-22.

(2) Foi à procura do irmão lançado no poço a fim de devolvê-lo a seu pai - Gênesis 37:29 e 30.

(3) Sua consciência foi a mais tranquila no momento em que os outros eram atribulados - Gênesis 42.21-22.

(4) Quando Jacó lutava em relação ao pedido de Benjamim, Ruben se mostra herói - Gênesis 42.37.

3. Casou-se e foi pai de quatro filhos - Gênesis 46.9. Mas por ocasião do recenseamento no Monte Sinai, depois do livramento do Egito, sua tribo já era composta de 46.500 homens acima de 20 anos - Números 1.20-21.

4. Era a força de Jacó por ser seu primogênito. Era excelência de dignidade e excelência de poder - Gênesis 49.3.


II - SUAS FALHAS LIMITAÇÕES E DIFICULDADES

1. "Não terás o que merece..." - Gênesis 49.4. Que triste declaração. De fato Ruben não chegou a ter a excelência que era de se esperar. Sua tribo nunca chegou a ser proeminente se bem que tivesse sido numerosa. E por que não conseguiu o que esperava? Porque profanara o leito de seu pai - Gênesis 35.22. Este pecado custou-lhe sua maior glória - 1Crônicas 5.1.

2. Porque era instável como água. Por que é a água instável? A água toma a forma do vaso em que a colocamos. São os famosos crentes semelhantes ao chuchu, tomam o gosto daquilo que se mistura. Esta feitura da água pode ser classificada sob o nome de inconstância, versatilidade. Porque era inconstante como a água e porque havia violado o leito de seu pai, Ruben agora perdia sua grande bênção. Sua primogenitura era-lhe tirada.


III - LIÇÕES QUE APRENDEMOS DESTA EXPERIÊNCIA


1. Contemplamos a tragédia de uma grande perda por um ato irrefletido. A Bíblia nos traz outros exemplos: Pedro diante das criadas negou a Jesus. Judas vendeu o Senhor por 30 moedas e Ruben, por um ato irrefletido, pecou contra a concubina de seu pai, perdendo o grande privilégio da primogenitura.

2. Pensemos na vida instável. Ruben era instável como a água. Franklin D. Roosevelt - 1882-1945 - dizia: "Quem pode ter paciência terá o que deseja". Creio podermos dizer quase isto daquele que é persistente e realizador. Por outro lado, quantas tragédias sofrem aqueles que são variáveis em seus propósitos.

(1) Instáveis em suas amizades.

(2) Instáveis em empregos. Querem mudar todo dia de patrão e de emprego.

(3) Instáveis nos estudos.

(4) Instáveis no pastorado - pastores pulgas.

3. Pensemos mais na visão de Jacó: "Reuni para que vos diga algo dos últimos dias" - Gênesis 49.1. Alquebrado pelos anos, mas preocupado com os dias do futuro. Dizem que David Livingston - 1813-1873 escreveu de certa feita à Junta de Missões que o sustentava: "Envie-me a qualquer lugar, contanto que seja sempre para frente".

Comments


Se desejar, deixe o seu comentário abaixo:
bottom of page