top of page

ÚLTIMAS EXORTAÇÕES NA PRIMEIRA EPÍSTOLA DE PEDRO (1Pedro 5.7)

Sermão pregado na Igreja Batista da Tijuca, atual Primeira Igreja Batista no AndaraÍ – Rio de Janeiro (RJ) em 28.05.1952


Pensamos, recentemente, sobre o privilégio que o crente tem de descansar em Deus e notamos a transição rápida que faz o apóstolo no seu pensamento. "Descansai-vos no Senhor, mas ao mesmo tempo sede vigilante".

Não temos o direito de exigir de Deus o que nós mesmos podemos consertar e corrigir. Mas duas vezes estudamos a exortação à sobriedade - 1Pedro 1.13; 4.7. Agora volta a mesma exortação com uma razão de urgência: "Vigiai, porque o diabo vos procura"... É uma lembrança da experiência amarga do apóstolo em Lucas 22.31-32.


1. Notai que o adversário é o próprio satanás. Ele o chama de leão. Os irmãos se lembram que Jesus é também chamado Leão. Com diz um comentarista: "Jesus é leão em força e coragem; satanás em ferocidade; Jesus é leão para conquistar e satanás para injuriar e destruir".

2. O método de vencer as investidas de satanás é a fé no bendito Filho de Deus. Temos de resistir às tentações e ciladas em fé, verso 8. Pedro se lembra outra vez da palavra: "Roguei por ti para que tua fé não desfaleça - Lucas 22.32. Notai em relação Tiago 4.7. Satanás resistido é satanás em fuga.


II - PROMESSAS E BÊNÇÃOS

1. Promessas de aperfeiçoamento; firmeza; força; fortaleza. Ele vos fará firmes - 1Tessalonicenses 3.3. Mesma palavra usada em Lucas 22.32 e Mateus 7.25.

2. Por que? "Minha graça te basta... porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza". Deus vos chamou à sua eterna glória. Fomos chamados para sermos participantes da glória eterna de Deus. Chamados à glória, não mundana e perecível, mas eterna e perfeita - 1Tessalonicenses 2.12; 2Tessalonicenses 2.14; 1Pedro 2.9


III - SAUDAÇÕES E VOTOS FINAIS

1. Silvano e fiel irmão. O mesmo Silas. Os judeus em geral usavam dois nomes; Silas foi o escolhido de Paulo quando Marcos não foi aceito por ele. Mas Pedro reconhece em um irmão fiel e outro o filho espiritual. Perfeitos? Não. Atos 15-37-40. Mas um bom irmão.

2. Aquela que se encontra em Babilônia. Igreja, esposa de Pedro? Ou teria Babilônia sido Roma?

3. O ósculo do amor. Era um método de expressar o amor cristão. Assim como nós apertamos as mãos, na terra de Jesus se beijavam - Gênesis 27.27; 29.13. Lucas 7.45: "Não me deste ósculo" - Jesus a Simão.


Finalmente: Paz a todos que vos achais em Cristo. Que assim seja.

Se desejar, deixe o seu comentário abaixo:
bottom of page